Uma questão de saúde

FullSizeRender
O Melhor do Mundo
O melhor do mundo são as nossas crianças. No dia mundial da criança, não podíamos deixar de lhes oferecer lugar de destaque.
Vamo-nos concentrar naquilo que já foi feito a nível global, numa pequena reflexão, mas sobretudo naquilo que podemos fazer a nível individual pela saúde dos pequenos seres que passeiam lá por casa e nos vão fazendo sorrir, mesmo nos dias mais cinzentos.
O grande advento foi, indubitavelmente, a vacinação. Foi graças a este tremendo e inigualável avanço científico do século passado e à implementação de um Plano Nacional de Vacinação em 1965, gratuito e acessível a todos, que foi possível reduzir e mesmo erradicar inúmeras doenças infecciosas. O mesmo tributo deve ser dado aos avanços médicos na área da prestação de cuidados pré e peri-natais. Foi graças a ambos que se reduziu de forma tão significativa as taxas de mortalidade infantil.
Sabendo isto e reportando-nos agora às nossas mãos e ao que elas podem fazer, nunca nos devemos desleixar no que respeita à data da administração das vacinas e, na mesma lógica, das consultas regulares, nas idades-chave, com o Médico da Família e Enfermeiro de Família. Nestas consultas e, de acordo com a idade da criança, pode dar resposta a todas as suas dúvidas relativas à saúde das suas crianças, ao seu crescimento e ao desenvolvimento das suas aptidões e capacidades.
Recordar também que os cuidados com a saúde do bebé começam no planeamento da gravidez e é por isso fulcral que ambos os progenitores tenham uma consulta pré-concecional com o seu Médico de Família.
E nunca é demais relembrar que na atualidade, são os acidentes os maiores implicados na morbi-mortalidade infantil e, por isso, há que redobrar a atenção na prevenção dos mesmos, dentro e fora de casa, no carro e em espaços públicos. Informação e folhetos (por exemplo os intitulados “Vale a Pena Crescer em Segurança”) elaborados pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), estão acessíveis na internet e devem ser consultados por todos os pais, avós e outros cuidadores das nossas preciosas crianças.
Assim mimemos a saúde dos mais pequenos.