UMA QUESTÃO DE SAÚDE

FullSizeRender
Dia Internacional do Pânico

A 18 de junho de 2016 comemora-se o Dia Internacional do Pânico e achamos importante abordar as suas principais características nesta rubrica.
A perturbação de pânico é mais frequente no sexo feminino e afeta cerca de 2 a 3 % dos adultos e adolescentes. Caracteriza-se essencialmente por ataques de pânico frequentes e inesperados, durante pelo menos um mês, associados a medo e preocupação constantes em novos episódios e suas consequências.
Os ataques de pânico são surtos de medo ou desconforto intensos, acompanhados de sintomas físicos e psíquicos de ansiedade, como: palpitações, tremores, sudorese, sensação de falta de ar, náuseas, dor torácica, tontura ou desmaio, “formigueiros”, “sensação que o mundo é irreal” ou “está desconectado de si mesmo”, medo de “enlouquecer” ou de morrer. Habitualmente atingem uma intensidade máxima em 10 minutos e podem ter uma duração de 30 a 45 minutos.
Experienciar um ataque de pânico não significa que tenha uma perturbação de pânico! Os ataques de pânico podem ocorrer em pessoas saudáveis que vivenciem situações de grande stress, na presença de algumas fobias, quando existe abuso de substâncias e em algumas doenças físicas. Por estes motivos é importante a orientação médica.
Trata-se de uma situação benigna com cerca de 90% de cura. É importante reconhecer os sintomas e aprender a lidar com os surtos.
Mantenha-se calmo!