CONSULTÓRIO

dr. raul
MAU HÁLITO OU HALITOSE
A halitose, termo médico que serve para designar o mau hálito, é um problema frequente e muito perturbador. Em 70% dos casos a origem é bucal, donde o interesse em consultar o seu estomatologista, ou dentista, em primeiro lugar.
Com efeito, mascarar os maus odores (pastilha elástica, rebuçado…) não é uma solução durável.
É preciso identificar a causa do mau hálito e tratá-la.
Os dentes ou as gengivas podem estar na origem do mau hálito
As numerosas bactérias presentes na cavidade bucal degradam as proteínas da alimentação, da saliva ou das células bucais, em compostos sulfurados voláteis, vectores expressivos da halitose. Assim, o tártaro, as cáries, bolsas entre as gengivas e os dentes ou, ainda, restos alimentares são ninhos de bactérias que libertam os tais compostos voláteis.
O dentista efectuará os tratamentos de limpeza necessários, más é indispensável que, de seguida, se adopte uma higiene dentária perfeita para evitar as recidivas do mau hálito (escovagem regular, fio dental).
A língua também pode causar mau hálito
Num caso em cada três, é um depósito de bactérias sobre a língua que causa o mau hálito.
É preciso, então, descolar esse depósito cada manhã com um raspador de língua e, por vezes, recorrer a um medicamento antibacteriano em líquido para bochechar.
Halitoses não bucais
As outras origens possíveis de um mau hálito são múltiplas:
Afecções ORL (sinusite, amigdalite),
Digestivas (refluxo gastro esofágico, doença hepática),
Pulmonares (abcesso, tumor),
Renais (ureia).
Endócrinas (diabetes, alterações menstruais),
Metabólicas (desidratação),
Causas desconhecidas (psicotrópicos),
etc…
É conveniente consultar um médico par identificar a causa não bucal e tratá-la.
Factores que agravam o mau hálito
Beber pouca água, alimentação rica em proteínas (leite, carnes), tabagismo, excesso de café, de álcool, são outros tantos factores que agravam o mau hálito.
O chá na luta contra o mau hálito
O chá pode ser útil no caso do mau hálito bucal. Os polifenóis que ele contém são capazes de inibir o crescimento bacteriano e, ao impedir esse crescimento das bactérias, está a contribuir para o desaparecimento desse mau hálito.
Por isso e para além dos medicamentos recomendados pelo seu médico, os produtos à base de chá podem constituir um bom e barato complemento à sua higiene bucal. Mais uma razão para beber chá, de preferência sem açúcar, em vez de beber refrigerantes ou outras bebidas açucaradas que, além das calorias em excesso que trazem consigo, ainda podem contribuir para o aparecimento do tal malfadado mau hálito!

(adaptado de um texto de Philippe Presles)
E-mail: amaralmarques@gmail.com