CONSULTÓRIO

dr. raul
PLACA DENTÁRIA –
O QUE É?
A Placa dentária é um termo muito usado pelos dentistas. Mas esta Placa é o quê, exactamente, e porque é que ela é um inimigo?
A Placa Dentária é uma pasta que se deposita sobre os dentes – Constitui-se no fim de cada refeição e apresenta-se sob a forma de uma pasta ou de uma película branca ou amarelada, que se cola aos dentes.
É constituída por restos alimentares e saliva e, mal se forma, as bactérias presentes na boca fixam-se sobre ela colonizando-a.
Como é que a Placa Dentária evolui de início?
A partir do momento em que a Placa Dentária se forma as bactérias multiplicam-se, alimentando-se dos açúcares contidos, tanto nos restos alimentares, como na saliva. Estas bactérias fabricam substâncias ácidas que atacam o esmalte dos dentes e lesam as gengivas.
Se a Placa Dentária não for eliminada pode calcificar e, portanto, endurecer, dando origem ao tártaro.
Como é que a Placa Dentária nos pode fazer mal? – Se ela não é eliminada após cada refeição, a Placa Dentária, ao produzir as substâncias ácidas, leva ao aparecimento das cáries e de inflamação das gengivas (gengivites) ou, mesmo, de infecções.
Se a Placa Dentária endurece e se transforma em tártaro, a escovagem não é suficiente para o eliminar. É necessário, nesse caso, o recurso a uma destartarização, no dentista.
Como eliminar a Placa Dentária?
O ideal seria a escovagem dos dentes cada vez que se come e não, somente, após cada refeição! Isso permite eliminar a Placa, na condição que a escovagem se faça no sentido da gengiva para os dentes. Ao escovar no outro sentido (dos dentes para as gengivas), corre-se o risco de se arrastarem partículas da Placa Dentária para as gengivas e de levar ao aparecimento de inflamações.
Conselhos práticos:
Os dentistas aconselham a escovar os dentes, pelo menos três vezes por dia e, no mínimo, durante três minutos.
Usar, uma vez por dia, um fio dental ou um escovilhão interdentário, para eliminar a Placa Dentária entre os dentes.
Limitar os doces: bombons, bolos, bebidas açucaradas, pastelarias… que alimentam as bactérias da placa dentária.
Fazer uma destartarização regular e visitar, pelo menos uma vez por ano, o vosso dentista.
Fonte de informação: Dr.ª Catherine Solano – União francesa para a saúde buco-dentária.
E-mail: amaralmarques@gmail.com