Num dos périplos pelo concelho durante o passado mês de agosto, Renascimento encontrou em Pinheiro de Tavares o Sr. António Manuel Fernandes Almeida e sua esposa D. Paula Almeida, proprietários da Queijaria Basílio, naquela localidade.
A queijaria Basílio, como nos referiu o seu proprietário, é uma queijaria tradicional nascida na localidade de Pinheiro de Tavares em 1967 pela mão de seus pais, Sr. Basílio Almeida e sua esposa D. Maria Fernanda
Atualmente e de há meia dúzia de anos a esta parte, António e Paula Almeida, “tomaram as rédeas” do negócio e tudo quanto à queijaria está inerente depende do seu trabalho diário, que todos os dias começa bem cedo e termina praticamente quando um novo dia já está a começar.
O produto final desta queijaria é 100% natural, produzido na totalidade com o leite proveniente do enorme rebanho de ovelhas que a família possui e apascenta nas pastagens que tem espalhadas por uma grande área de terreno.
A qualidade do produto final é há muito apreciada pelos seus consumidores, que, tal como refere, António Almeida, tem um mercado bastante vasto, espalhado por todo o país e também pelo estrangeiro.
Quando questionado sobre a atual situação do negócio, António Almeida refere que este tem muito a ver com a economia do país e das pessoas. Se há mais dinheiro, compram mais, se há menos, compram menos, salienta.
Para este negócio, particularmente para a alimentação do seu grande rebanho, seria ideal uma centralização de terrenos, uma bolsa de terras, mas em relação a este assunto, o proprietário da Queijaria Basílio, afirma com grande certeza, que isso é algo muito difícil na zona. Ficarão sempre parcelas divididas, não há hipótese de fazer grandes herdades ou produções de grandes áreas, até porque o espaço geográfico em si também não o permite, conclui.