UMA QUESTÃO DE SAÚDE

FullSizeRender
Vacina contra a Gripe 2016/2017
A vacinação contra a gripe tem início em Outubro. A vacina pode ser administrada durante todo o outono/inverno, de preferência até ao fim do ano civil.
A Direção-Geral-de-Saúde (DGS) está a coordenar a Campanha de Vacinação em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, com a Administração Central do Sistema de Saúde, com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, as Administrações Regionais de Saúde e os Serviços Regionais de Saúde das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Estão envolvidos o Grupo de Acompanhamento da Gripe e um Painel de Especialistas.
No Serviço Nacional de Saúde, a vacina manter-se-á gratuita para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos e para pessoas residentes ou internadas em instituições, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora. É também gratuita, independentemente da idade, para utentes a fazer diálise, doentes submetidos a transplante de células precursoras hematopoiéticas ou de órgãos sólidos, utentes a aguardar transplante, doentes sob quimioterapia, pessoas com trissomia 21, com fibrose quística, défice de alfa-1 antitripsina sob terapêutica de substituição e para utentes com doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória, da eliminação de secreções ou com risco aumentado de aspiração de secreções. Em alguns destes casos pode ser necessário apresentar uma declaração médica que o comprove.
A vacinação contra a gripe é também fortemente recomendada a doentes crónicos e imunodeprimidos, com 6 ou mais meses de idade, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados. Aconselha-se também a vacinação das pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos. Para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita, a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias através de prescrição médica e com comparticipação de 37%.
A vacina não deve ser dada a pessoas que tenham tido no passado reação grave a uma dose anterior da vacina ou a qualquer dos componentes da vacina, nomeadamente aos excipientes ou às proteínas do ovo.
Há várias outras doenças e situações clínicas nas quais a vacina anti-gripal está recomendada anualmente, de forma que não deve deixar de questionar o seu Médico ou Enfermeiro de Família acerca da necessidade de a adquirir e administrar.