ANO JUBILAR DA MISERICÓRDIA E PORTA SANTA ENCERRARAM NO ARCIPRESTADO DA BEIRA ALTA

20161030_171834
Teve lugar na tarde do passado domingo, dia 30 de outubro, a cerimónia de encerramento da Porta Santa e do Ano Jubilar da Misericórdia, na Igreja de Nossa Senhora do Castelo, nesta cidade, do Arciprestado da Beira Alta, ao qual pertencem os concelhos de Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Fornos de Algodres.
A cerimónia teve início com a recitação do terço, seguindo-se a celebração eucarística, presidida pelo Arcipreste Nuno Azevedo e concelebrada por mais 12 sacerdotes do Arciprestado da Beira Alta.
Além da enorme moldura humana que se reuniu naquele Santuário para a celebração, estiveram também presentes os provedores das Santas Casas da Misericórdia de Mangualde, José Tomás; Penalva do Castelo, Michael Batista; Santar, Infância Pamplona e Fornos de Algodres, Luís Miguel Ginja, acompanhados pelos elementos das respetivas Mesas Administrativas e Irmãos das Irmandades.
Este foi um ano de grande importância para as Misericórdias, verificando-se uma aproximação que levou a uma melhor sintonia entre todas.
Seguindo o repto do Bispo da Dioceses, D. Ilídio Leandro, irão certamente criar um dia para celebração da Misericórdias da Diocese.
O Jubileu da Misericórdia, é um Jubileu extraordinário e o seu início foi assinalado oficialmente a 8 de Dezembro de 2015, dia da Imaculada Conceição, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro. O encerramento do Ano Santo será no dia 20 de novembro do presente ano.
A Porta Santa só se abre durante um Ano Santo e significa que se abre um caminho extraordinário para a salvação.
No Arciprestado da Beira Alta, a abertura da Porta Santa e do Ano Jubilar da Misericórdia, aconteceu em Mangualde na Igreja de Nossa Senhora do Castelo em 13 de dezembro de 2015 e procedeu-se ao seu encerramento, agora, no passado dia 30 de novembro.