UMA QUESTÃO DE SAÚDE

FullSizeRender
Prepare-se para o inverno mais frio dos últimos 100 anos!

Segundo alguns meteorologistas, o próximo inverno será mesmo o mais frio dos últimos 100 anos na Europa. É sabido que é quando as temperaturas caem que doenças como a gripe, pneumonia ou bronquite começam a aparecer, sobretudo em pessoas mais vulneráveis: crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas, com alcoolismo, mobilidade reduzida, que vivem mais isoladas ou em habitações degradadas. O frio traz também infelizmente um aumento da sinistralidade rodoviária, quedas, queimaduras, incêndios ou intoxicações por monóxido de carbono provocados pelo uso incorreto ou mau funcionamento dos equipamentos de aquecimento.
A prevenção da infeção é fundamental. A vacinação contra a gripe é recomendada se tiver mais de 65 anos, doença crónica, se estiver grávida ou lidar com pessoas doentes ou idosas. Deve ter muita atenção à higiene das mãos que deve ser feita com água e sabão várias vezes por dia. Em caso de tosse ou espirros deve colocar em frente à boca e nariz um lenço de utilização única ou em caso de indisponibilidade do mesmo, o braço ou antebraço e não as mãos. As mãos e as gotículas respiratórias são o principal veículo de contagiosidade destas infeções. Se tiver sintomas de gripe, o seu primeiro contacto com o sistema de saúde deve ser feito através da linha de saúde 24.
Relativamente ao vestuário, é preferível usar várias camadas de roupa, em vez de uma única muito grossa, não usar roupas demasiado justas que dificultem a circulação sanguínea, proteger as extremidades do corpo (com luvas, gorro, meias quentes e cachecol) e usar calçado adequado às condições climatéricas. Os bebés não devem sair de casa nos dias de frio intenso, mas em caso de necessidade agasalhe bem o bebé, principalmente a cabeça e as extremidades (mãos, orelhas e pés), utilizando várias camadas de roupa em vez de uma única peça grossa. Dê de beber regularmente ao bebé e evite as mochilas porta-bebés pelo risco de enregelamento dos membros.
No que respeita à alimentação, deve fazer refeições mais frequentes, consumir sopas e bebidas quentes, como leite ou chá, aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e antioxidantes (ex. frutos e hortícolas) porque contribuem para minimizar o aparecimento de infeções. As bebidas alcoólicas provocam vasodilatação com perda de calor e arrefecimento do corpo.
A prática de exercício físico deve ser mantida no Inverno, mas em situações de frio intenso evite fazê-lo ao ar livre. Caminhar sobre o gelo aumenta o risco de queda. Beber água antes, durante e depois da atividade física é importante em todas as estações do ano.
Prepare também a sua casa para o frio. Pode calafetar portas e janelas para evitar a entrada de ar frio e a saída do calor acumulado. A temperatura no interior da habitação deve ser mantida entre os 18 e 21ºC. Se não for possível aquecer todas as divisões da casa, tente manter a sala de estar quente durante o dia e aquecer o quarto antes de se ir deitar. Por outro lado, o aquecimento da casa também traz alguns perigos, de intoxicação, incêndio ou queimadura. Para os evitar, verifique se os equipamentos utilizados para aquecimento estão em condições de ser utilizados e retifique o estado de limpeza da chaminé e da lareira. Ao utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos a gás, deve manter uma boa ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde e acidentes por monóxido de carbono que podem ser causa de intoxicação ou morte. Fogão a gás, forno ou fogareiro a carvão e equipamentos de aquecimento de exterior em espaços interiores são desaconselhados. Evite dormir perto dos equipamentos de aquecimento e apague-os antes de se deitar ou sair de casa, de forma a evitar fogos ou intoxicações. As botijas de água quente são uma causa frequente de queimadura.
No caso de estar prevista a ocorrência de um período de frio intenso ou neve forte, assegure-se de que dispõe dos bens necessários para 2 ou 3 dias de modo a evitar as saídas para o exterior. Atenda às necessidades de bens alimentares, água potável e medicamentos.
Se vai viajar de automóvel convém informar-se sobre a previsão meteorológica, sobre problemas de circulação, assegurar-se de que dispõe de um mapa e observar o tubo de escape para ver se não está obstruído, evitando o risco de intoxicação por monóxido de carbono. Se a previsão meteorológica incluir a queda de neve leve roupas quentes e mantas bem como comida e bebidas quentes, tendo em conta que poderá ficar bloqueado, evite viajar sozinho de automóvel ou em situações de reduzida visibilidade, ligue o aquecimento do veículo 10 minutos em cada hora e baixe os vidros uns milímetros para arejar. Se o carro bloquear, coloque uma manta colorida presa na janela ou na antena do veículo para chamar a atenção.
Uma palavra final de solidariedade social para com as pessoas idosas a viver em situação de isolamento social. Se é familiar, amigo ou vizinho, faça um telefonema ou uma visita pelo menos uma vez por dia, para prestar ajuda e verificar o estado de saúde e conforto destes idosos, cuja situação conhece.

Para mais recomendações consulte www.dgs.pt (http://saudesazonal.min-saude.pt).