FEIRA DOS SANTOS 2016

IMG_7042
No passado fim de semana 4 a 6 de novembro, teve lugar na cidade de Mangualde mais uma edição da Feira dos Santos.
Feira que nasceu em Mangualde em 1681 e que desde essa data para cá se tem apresentado como o aproveitamento das trocas comerciais na região.
A cerimónia de abertura da edição de 2016 teve lugar pelas 19H30 do dia 4, no Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado e contou com a presença do Presidente da Câmara Dr. João Azevedo e do Presidente do Turismo Centro Dr. Pedro Machado, além duma vasta assistência que encheu por completo aquele espaço.
A iniciar a cerimónia atuou o Quarteto de Acordéons de Viseu, seguindo-se a intervenção do Presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo, que começou por agradecer e cumprimentar todos os que ali se encontravam a marcar presença no projeto mais importante da caminhada do concelho.
João Azevedo prosseguiu salientando a importância deste secular certame, que ainda hoje pode ser considerado um dos maiores certames de inverno do País e continua a atrair a Mangualde emigrantes e turistas.
A feira dos Santos foi crescendo e é sem dúvida alguma um marco para Mangualde. No futuro, João Azevedo, espera que, com o melhoramento de espaços e pracetas da cidade, a Feira dos Santos venha a ser ainda melhor, notando-se a interligação entre o investimento público, a capitalização e investimento privado e o desenvolvimento regional.
“A Feira dos Santos não é copiável, nem copia ninguém”, salientou o Presidente da Câmara quando se referiu ao bem receber de Mangualde, aliado a este certame que é um dos pontos altos do encontro das famílias “o ponto alto do encontro da família era no Natal, Fim de Ano, naturalmente, mas antes, era na Feira dos Santos” referiu. A edição deste ano, apresentou uma lotação esgotada. Foram 300 os expositores presentes.
A excelência dos produtos e a economia do concelho estiveram bem patentes no certame com os Bordados de Tibaldinho, hoje um produto certificado, o vinho, os frutos vermelhos, o leite, entre outros, fazem de Mangualde uma marca e dão a esperança que Mangualde pode ser um concelho de futuro.
A finalizar, o Presidente da Câmara deixou o anúncio de que se irá dar entrada no processo de certificação da Feira dos Santos como património Nacional. Um processo que se prevê moroso, para o qual deixou ali o repto à ajuda do Dr. Pedro Machado.
Seguidamente Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, usou da palavra elogiando todo o trabalho desenvolvido em Mangualde. Considerou os produtos endógenos e o setor primário como a base para a atividade turística, aqueles que permitem que um território se defina e diferencie dos outros.
Pedro Machado salientou ainda a importância da Feira dos Santos como ajuda no aumento da capacidade da Região Centro principalmente nesta que é a época baixa.
A Feira dos Santos, é para Pedro Machado uma feira com tradição e uma feira contemporânea que tem valor por si própria.
Nestes três dias, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do concelho de Mangualde com a Mostra de Freguesias. Mangualde Regional permitiu a exposição e venda de produtos regionais do concelho. Mangualde Indústria acolheu a exposição do tecido empresarial do concelho. Na AgroMangualde foi possível assistir à exposição de máquinas e alfaias agrícolas e à dinamização do espaço de divulgação da fauna selvagem da região. Mangualde Motor apresentou uma exposição de veículos das marcas Citroën, Seat, Toyota e Opel. E através da Mangualde Transporte foi possível ver algumas marcas e modelos de camiões. Decorreu ainda o II Encontro Nacional de Produções Artesanais certificados, o Manguald´Arte - XI Mostra de Artesanato Nacional, e as atividades de pintura ao ar livre: Artes & Ofícios e foi ainda possível visitar o Espaço Recordação Fotográfico – Eu estou na Feira dos Santos de Mangualde!
Todas estas iniciativas decorreram na cidade de Mangualde distribuídas pelo Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado, Largo Dr. Couto, Quinta do Alpoim, Rua 1º de Maio, Rua Dr. José Marques, Rua Dr. Valentim da Silva excepto o II Encontro Nacional de Produções Artesanais que teve lugar na Sede da Sociedade Filarmónica de Tibaldinho.
A nível gastronómico e vinícola as propostas foram variadas: Dão Wine Party, Barman Show, coktails com Vinhos do Dão onde foi possível provar os Vinhos de Mangualde e degustar os produtos locais, Showcookings com o Chef Diogo Rocha e a SubChef Inês Beja, III ExpoVinhos Mangualde, Showcookings “Santos da Casa Fazem Milagres” com os Chefs Hélio Loureiro e Ivo Loureiro. Nos restaurantes aderentes foi ainda possível degustar da Feira dos Santos à Mesa que tiveram uma ementa regional dedicada à Feira dos Santos: enchidos da região, Rojões à Moda de Mangualde, Febras à Feira dos Santos, Requeijão com doce de abóbora e Queijo da Serra acompanhado de Vinho do Dão.
Durante os dias do certame a animação também não faltou. O projeto Animangualde contemplou momentos de folia nas ruas da cidade. Atuação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, atuação do Grupo Zés Pereiras “Os Parentes de Teivas”, Mega Lua, Art & Manhã e muitos grupos de Concertinas foram algumas das propostas que figuraram do programa e animaram as ruas. Mais uma vez, este grande certame teve transmissão em Direto de Mangualde (Largo Dr. Couto), no domingo, das 14h00 às 20h00, através do Programa da TVI Somos Portugal.