EM ÉPOCA DE S. MARTINHO SÃO VÁRIOS OS MAGUSTOS CONVÍVIO QUE SE REALIZAM PELO CONCELHO FORA

20161113_164016
Com a chegada da época de S. Martinho, é também chegada a altura em que muitos Magustos/Convivios se realizam pelo concelho fora. Por norma, em quase todas as Associações, sócios e amigos se juntam para conviver e degustar as saborosas castanhas assadas.
Nesta página e na seguinte, damos conta de alguns Magustos, para os quais o Renascimento foi convidado. Assim, na página 12 em cima temos o Almoço/Magusto realizado em Mesquitela na tarde do passado domingo, dia 13. Em baixo, e também no domingo dia 13, ficam as fotos do Jantar/Magusto de Quintela de Azurara. Nesta página em cima, damos conta do Jantar /Magusto em Casal de Cima, no passado sábado dia 12, e em baixo, ficam os Magustos /convivios realizados no Canedo, no Sábado e no Domingo.
“LENDA DE S. MARTINHO
Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado romano, de nome Martinho, percorria o seu caminho montado a cavalo, quando deparou com um mendigo cheio de fome e frio.
O soldado, conhecido pela sua generosidade, tirou a capa que envergava e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes. Mais adiante, encontrou outro pobre homem cheio de frio e ofereceu-lhe a outra metade.
Sem capa, Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente e como por milagre, o céu se abriu, afastando a tempestade. Os raios de sol começaram a aquecer a terra e o bom tempo prolongou-se por cerca de três dias.
Desde essa altura, todos os anos, por volta do dia 11 de novembro, surgem esses dias de calor, a que se passou a chamar “verão de S. Martinho”.”