INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO DO CIDADÃO EM CHÃS DE TAVARES

IMG_7641
Na manhã do passado dia 14 de dezembro, teve lugar na sede da União de Freguesias de Tavares, a inauguração do Espaço do Cidadão.
A cerimónia contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, do Presidente da Câmara João Azevedo e do Presidente da União de Freguesias de Tavares, Alexandre Constantino.
Após o descerrar de placa alusiva ao ato, começou por usar da palavra o Presidente da União de Freguesias Alexandre Constantino, que após os cumprimentos de boas vindas e agradecimentos, referiu esta, como a maior e mais importante obra na freguesia.
Mais importante pelos serviços que agora passam a estar disponíveis para a população, facilitando o acesso a serviços sem a obrigatoriedade de deslocação à sede do concelho. Alexandre Constantino referiu que é com este tipo de obras que se pretende atrair as pessoas para um determinado território, combatendo desta forma a desertificação e a baixa natalidade.
O presidente da União de Freguesias terminou referindo que “esta é a verdadeira reforma do estado, a proximidade dos cidadãos”.
Seguidamente usou da palavra o presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo, que começou por cumprimentar todos os presentes, salientando o bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta freguesia distante da sede do concelho.
Tal como Alexandre Constantino, também João Azevedo, referiu ser esta a verdadeira forma de aproximar as pessoas de um território. Aproximando as pessoas às respostas, às suas necessidades, com emprego e serviços de qualidade.
João Azevedo terminou a sua intervenção referindo que dentro dos próximos dias será também lançada a obra do Espaço do Cidadão em Fornos de Maceira Dão.
A finalizar a cerimónia de inauguração fechou o ciclo de intervenções a Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.
Graça Fonseca começou por referir que esta obra, estas pequenas ações, são a verdadeira reforma do estado, o aproximar os serviços das pessoas contando com a colaboração entre estado, municípios e freguesias.
Este espaço vem agora combater o afastamento de serviços que veio acontecendo ao longo dos anos tornando-se agora uma mais valia, dando como exemplo o facto de um cidadão poder deslocar-se aquele espaço e efetuar a renovação do seu cartão de cidadão sem ter que se deslocar quilómetros para o fazer.
A terminar, a Secretária de Estado, referiu ainda o trabalho que está ser efetuado para dar cumprimento aos 400 protocolos de Espaço de Cidadão deixados assinados pelo anterior governo, entre eles o de Fornos de Maceira Dão, que está previsto já para 2017.