UMA QUESTÃO DE SAÚDE

FullSizeRender
Proposta de Resoluções para o Ano Novo
Neste réveillon, propomos-lhe um conjunto de medidas a adotar para bem da sua saúde, isto porque geralmente pedimos saúde para nós e para os nossos ao trincar uma ou duas ou mais das doze passas. É porque é importante, não é? Senão não desperdiçaríamos passas em que podíamos pedir amor, dinheiro, trabalho, amigos.... É que de facto, sem saúde, perdemos tempo para estar com a pessoa amada e com os amigos... E de nada serve o dinheiro, sem saúde! E não há como trabalhar, se não tiver saúde!
Então aqui vai a nossa proposta:
Janeiro de 2017 – Deixar de fumar. Esta é a mais importante resolução de fim-de-ano. Daí ser já a primeira. Pode ser às 12 badaladas, é você que decide quando. Convém que não adie muito a decisão porque o tabaco aumenta o risco de cancro em todas as localizações do corpo, aumenta o risco de bronquite, de enfarte e tromboses.
Fevereiro de 2017 – Reduzir o consumo de sal.
Março de 2017 – Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.
Abril de 2017 – Agora que já se libertou do vício do tabaco e do álcool e que as suas tensões estão mais baixas porque reduziu o consumo de sal, pode começar a praticar exercício físico, duas vezes por semana, 1 hora de cada vez. A atividade que mais gostar e na intensidade que conseguir, podendo ter como certo que conseguirá cada vez mais e melhor.
Maio de 2017 – Eliminar gorduras da sua alimentação: fritos, enchidos, óleos, molhos, manteigas animais, queijo gordo, produtos processados e salsicharia, a pele e a gordura visível da carne.
Junho de 2017 – Beber muita água, para proteger os rins, perder peso, melhorar a tonicidade da pele.
Julho de 2017 – Fazer férias, descansar o mais possível, ter um padrão de sono equilibrado.
Agosto de 2017 – Comer muitas verduras e frutas, pobres em calorias e ricas em vitaminas, minerais e anti-oxidantes, que beneficiam em muito a sua saúde.
Setembro de 2017 – Ingerir fibras para bem do seu funcionamento intestinal (escolher o pão mais escuro com sementes, cereais integrais, ingerir frutas e hortícolas).
Outubro de 2017 – Para este mês, o desejo seria perder peso mas depois de tudo o que já fez nos meses anteriores, já não precisa sequer de o pedir, já o conseguiu. E agora até já faz exercício todos os dias, porque se sente muito mais resistente e saudável.
Novembro de 2017 – Paz, amor e amigos.
Dezembro de 2017 – Emprego e dinheiro.
Parece-lhe que está bem assim?
Porque pedir saúde no momento de engolir a passa e beber num trago o flute de champanhe, é como pedir para ganhar a lotaria e não comprar um único bilhete.
Há um caminho a traçar e a responsabilidade é sua, prefira pedir determinação para conseguir dar os passos que lhe propusemos.
Nós, Médicos, estaremos a apoiá-lo nesta caminhada.