CONSULTÓRIO

dr. raul
ALOÉ VERA – UMA PLANTA MIRACULOSA PARA A PELE?
O Aloé vera é uma planta originária dos países quentes e secos, que apresenta numerosas virtudes, em particular para a pele. É uma planta gorda de folhas carnudas que faz lembrar um cacto, mas não é um cacto.
QUAIS SÃO OS INTERESSES?
Apesar de a planta ser originária da Arábia e do noroeste de África o Aloé vera, actualmente, é cultivado em numerosos países, em diferentes regiões do mundo. É de crescimento fácil e, em poucos anos, tornou-se objecto de um verdadeiro negócio.
Fruto das suas propriedades é uma planta com múltiplas utilidades que vão dos cremes para a pele, aos detergentes, passando pelos complementos alimentares, iogurtes e outras bebidas…
Sem ser um produto milagre, o Aloé vera tem virtudes sobre a saúde e o bem-estar.
QUAIS AS VIRTUDES DO ALOÉ VERA?
Os mais conhecidos benefícios são os dermatológicos. Rico em elementos nutritivos (vitaminas, minerais e amino-ácidos), o gel de Aloé vera é, sobretudo, apreciado pelas suas propriedades calmantes e suavizantes.
Pode ser usado, em casos extremos, sobre as queimaduras, as picadas de insectos e outras irritações cutâneas devido ao seu efeito calmante e cicatrizante.
Pode ser utilizado, como complemento, no tratamento do herpes genital e, também, em certas formas de psoríase ligeira a moderada.
O Aloé vera é, igualmente, um produto hidratante e calmante particularmente adaptado para as peles sensíveis.
Um uso regular permite valorizar a pele e lutar contra o aparecimento precoce dos sinais de envelhecimento.
COMO UTILIZAR O ALOÉ VERA?
Se possui a planta num vaso, ou em plantação no jardim, pode extrair, da própria planta, o gel. Basta apenas cortar uma folha pela base, abri-la em dois e espremer a meia-folha contra a pele (indicada para pequenas feridas ou irritações superficiais).
Uma vez cortada, a folha de Aloé vera pode ser conservada uma ou duas semanas no frigorífico.
Se preferem ter sempre o Aloé vera pronto para ser usado, é preferível tê-lo sob a forma de gel ou de creme.
AS VIRTUDES DO ALOÉ VERA NÃO SE FICAM PELA PELE
O concentrado de Aloé vera é utilizado em iogurtes e em sumos ou em suplementos alimentares… Tem propriedades antioxidantes e depurativas.
Têm sido publicados numerosos estudos sobre os efeitos do Aloé em casos de artrites, úlceras, cancros… assim como no fortalecimento do sistema imunológico, tão importante nos processos de cicatrização e de combate às infecções, fruto do seu complexo sistema bioquímico.
E-mail: amaralmarques@gmail.com
Blog: https://amaralmarques@blogspot.com