IMAGINANDO

francisco cabral
Parte 5
Na parte 3, disse, que o Universo além de Leis imutáveis, tinha Planos e Dimensões.
Gostaria que imaginassem o que são e como funcionam os Planos neste vazio do Universo.
Eles são sete.
1º.-PLANO DIVINO
Vive aqui a Consciência ou Mente Universal. O Todo se manifesta neste plano e nunca será compreendido, porque é inatingível. Daqui parte  todo o princípio do Universo. (Ex: A electricidade existe mas não é palpável, não se vê. É energia. Só o Todo poderá explicar como ela é. No entanto deu-nos a possibilidade de a adquirirmos).
2º.-PLANO MONÁDICO
Onde se manifestam os Espíritos ou Mónadas,(os nossos Espiritos) frutos do Pensamento do Todo, criados no 1º.Plano, e que representam os Seus reflexos individualizados nos  três aspetos: Vontade-Poder, Amor-Sabedoria e Inteligência Ativa. Cada um dos nossos Espíritos, reflete o Todo em si (o tal Macrocosmos que está identificado no nosso Microcosmos ou seja, em nós). A nível dimensional, talvez possamos compreender, a quantos milhares de Anos-Luz estamos do nosso Espírito.
Vontade-Poder: Com vontade para determinado objectivo, há poder para o atingirmos ou seja, ele se realiza.
Amor-sabedoria: Tudo se cria com amor, juntando a sabedoria  (Ex: Um carpinteiro quando executa uma mesa, a mente envolve no pensamento um cuidado tão profundo,que  coloca todo o seu Amor no material a aplicar, e usa a  sabedoria para o conceber). Afirmamos: O Todo tanto é Sabedoria como Amor, e quanto mais sábia for a Entidade, mais Ele se manifesta, por seu intermédio.
Inteligência Ativa- Poder (Inteligência)  do Todo em nós. Como a Energia é una, somos Essa Inteligência, que manifestamos com carácter permanente. Saibamos utilizá-la.    
3º.-PLANO ESPIRITUAL OU ÁTMICO
Onde se manifestam as essências espirituais, ou seja:  É a  Sua marca neste vazio, que nos informa  de onde viemos. (ex: Somos o Seu Pensamento. Esta é a nossa origem).
O espírito pode descer até este Plano. A partir daqui irradia uma porção de si mesmo, através dos dois Planos abaixo fazendo-se representar pela Alma, (ex: Temos um projector que projecta ou irradia sua luz para o local que pretendemos) constituindo-se duas partes (feminina e masculina; as chamadas Almas Gémeas que mais tarde aprofundaremos.)
4º.-PLANO INTUICIONAL
É a sede do Amor incondicional  pelo Todo, e por todos os Seres deste Universo,ou seja, o amor na Unidade
5º.-PLANO MENTAL
SUPERIOR- Região  do controle por si mesmo, assim como o pensamento e intelecto. É usada a razão, e não a emoção. Os pensamentos não sofrem influências do meio ambiente. É uma elevada região do Universo. Um mundo Celestial, geralmente tido como uma região de felicidade. Seus veículos são:
Corpo Mental. Onde a Alma (Ego) se manifesta como inteligência (ver inteligência-activa)
Corpo Causal. Onde residem todas as causas cujos efeitos se manifestam nos planos inferiores, (Lei da Causa e Efeito).Tudo de bom manifestado, acumula para a eternidade. O resto não tem algum valor.
INFERIOR- A matéria faz-se presente utilizando como  veiculo o que chamamos de Corpos Inferiores que revestem a Alma, mas sendo treinados e desenvolvidos, servem como instrumento para a manifestação (pensamento superior) da Alma. 
É no Plano Mental Superior que se encontra a Alma e para descer aos patamares mais baixos, projecta uma porção de si mesma, e constitui a Personalidade.
6º.-PLANO ASTRAL
Este plano, é semelhante nas entidades  que habitam nosso planeta.
Tem 3 sub-divisões inferiores, as mais densas, manifestando-se como   se vivessem em Sociedade ora  fazendo construções, ou outras coisas semelhantes às Entidades que habitam o planeta. Neste Plano há entidades  que actuam como se estivessem no 7º.Plano,ou seja no Plano físico. Quando esta começa a aumentar a sua vibração, atingindo um determinado nível de consciência passa a ser mais subtil indo para sub-divisões superiores, que são 4, tornando-se menos dependente das sub-divisões inferiores. Dão menos relevância à matéria. (Ex:Se apenas fôr precisa uma  caneta para escrever, não há razão que armazenar mais, pode-se distribuir o excedente. Este exemplo serve para outras coisas materiais). Não esqueçamos que toda a matéria é virtual e no decorrer de anos-luz (não tempo) tudo desaparecerá. 
De reparar e continuando com a minha imaginação, a matéria se constrói  através do pensamento, razão porque tudo é virtual servindo para experiência do  Espirito no 2º.Plano (Monádico).
7º.-PLANO FÍSICO
É o Plano de todos nós no Planeta, como em planetas de Universos paralelos. O próprio plano diz: A Entidade  habita num corpo físico (“O homem tem um espírito, mas é uma alma, que comunica com a personalidade”-Parte 3). É um Plano muito limitado,porque  a personalidade tem aqui a sua relevância.Por vezes diz-se: Determinada Entidade tem uma forte personalidade. A maioria está enganada, quando toma  a personalidade como seu verdadeiro ser; ela não é mais que um fragmento de uma parte fragmentada. Vamos exemplificar  alguma Sociedade actual a nível do nosso planeta: Em muitas ocasiões impera a Lei do mais forte e é aí que se confunde na sua maioria a personalidade de determinada Entidade com o seu verdadeiro Ser. Ele quer a sua importância ou imposição, não se importando  como,  em detrimento da humildade na sua disposição de ajudar, contrariando  as Leis Universais.
O 6º.Plano Astral é praticamente um holograma do 7º.Plano, só que neste último reside um Corpo denso ou físico.
Mais tarde podemos aprofundar  a razão porque usamos este  corpo físico. Ele está em consonância com o nível de  dimensão do Planeta Terra.
Tudo o que acima  foi mencionado é a mesma energia em diversos estados de vibração.
Meus emails para quem queira dialogar:
fjcabral44@sapo.pt ou  fjcabral44@hotmail.com