CONSULTÓRIO

dr. raul
A DOENÇA DE RAYNAUD - Porque é que os meus dedos ficam brancos com o tempo frio?
A doença de Reynaud é conhecida pela doença dos dedos das mãos, que ficam brancos, sempre que a temperatura ambiente baixa de forma significativa. Atinge 10 a 20% da população e é uma doença mais frequente nas mulheres do que nos homens.
Doença de Raynaud: uma má irrigação das extremidades
Se a causa exacta da doença de Raynaud continua desconhecida, o seu mecanismo está bem estudado. Trata-se de uma vasoconstrição excessiva dos vasos sanguíneos. Qual o significado? De um modo geral, assim que estamos expostos ao frio o nosso organismo reage tentando contrair as pequenas artérias situadas por baixo da pele. Este fenómeno, chamado de vasoconstrição, aumenta o afluxo de sangue para as veias e permite manter a temperatura interna do corpo, constante.
Nas pessoas que sofrem de doença de Raynaud a vasoconstrição é excessiva e bloqueia a circulação sanguínea. De notar que o frio não é o único factor desencadeador desta má irrigação dos dedos, geralmente está acoplado a um ambiente húmido. O stress seria capaz, também, de desencadear uma crise.
As mulheres entre os 15 e os 25 anos são as mais atingidas pela doença de Raynaud
A doença atinge as mulheres com uma frequência 4 vezes superior à dos homens. As primeiras manifestações aparecem entre os 15 e os 25 anos. Se os sintomas aparecem depois dos 30 anos, é melhor consultar um médico para se assegurar que não se trata de uma síndroma de Raynaud, forma secundária e mais grave da doença.
Branco, azul e/ou vermelho
No caso de um golpe de frio ou de um pico de stress, os dedos passam por 3 cores:
Branco – os dedos adormecem e podem dar a sensação de picadas
Azul – falta o oxigénio e o doente pode perder toda a sensação nos dedos
Vermelho – quando um doente passa de um ambiente frio para um quente, a dilatação dos vasos é muito brutal o que se traduz pelo aparecimento de uma vermelhidão. Esta fase pode ser dolorosa.
Em casos extremos a doença de Raynaud pode atingir as orelhas, o nariz e os lábios.
Contra a doença de Raynaud: proteger-se do frio
Se é difícil evitar os picos de stress existem, em contrapartida, meios simples de se proteger do frio:
usar meias de seda por baixo das meias clássicas.
Munir-se de aquecedores de mãos quando se sai à rua. Estes aquecedores não são mais do que sacos de gel aquecido, seja em água quente, seja no micro-ondas, e que libertam calor durante horas.
No verão devem evitar-se as mudanças rápidas de temperatura. No sentido de diminuir a amplitude do choque térmico, convém andar sempre com um agasalho leve e luvas de seda, em particular se anda para fora e para dentro em locais com ar condicionado refrigerado.
Se fuma, deve parar de fumar. O fumo do tabaco e a nicotina provocam uma constrição dos vasos sanguíneos aumentando, assim, o risco de crise.
A não fazer!
Se acontecer essa situação em que os dedos perdem a sensibilidade e fica difícil distinguir, pelo tacto, se um objecto está frio ou está quente deve evitar-se o mergulhar das mãos em água quente ou colocá-las sobre uma superfície quente, pelo simples facto de que podem surgir queimaduras sem se dar conta.
E-mail: amaralmarques@gmail.com