PSA Mangualde associa-se ao Governo na estratégia para a Indústria 4.0

No lançamento da estratégia para a Indústria 4.0, a PSA Mangualde apresentou ao Primeiro-Ministro, António Costa, o projeto que acelera a transformação industrial e digital da fábrica.
Em 2015, a PSA Mangualde começou a introduzir no seu processo produtivo os conceitos e tecnologias da Indústria 4.0. A partir daqui, o projeto de inovação nunca mais parou.
Desde Abril de 2016, associou-se ao Governo, integrando o Comité Estratégico da iniciativa Indústria 4.0 para definir estratégias e identificar soluções para ajudar a colocar Portugal na rota da Quarta Revolução Industrial.
No passado dia 30 de janeiro, em Leiria, na apresentação desta estratégia, o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, salientou como uma das iniciativas mais emblemáticas o projeto da PSA Mangualde.
Esta iniciativa, com um investimento estimado de 12 milhões de euros, será desenvolvida em consórcio com 3 universidades e 5 parceiros tecnológicos, assente nos seguintes eixos: sistemas robóticos inteligentes (robôs colaborativos), sistemas avançados de inspeção e rastreabilidade (visão artificial), sistemas autónomos de movimentação, fábrica digital e fábrica do futuro (baixa cadência e alta diversidade).
O projeto está em fase final de aprovação e vai desenvolver tecnologias e soluções que vão configurar o início da transformação inteligente da fábrica, a indústria 4.0. O principal objectivo será aumentar a flexibilidade e competitividade desta unidade de produção automóvel do Grupo PSA, para receber o novo veículo em condições de ainda mais alta performance industrial.