Arquivo diário: 1 de Março de 2016

“Há palavras que nos beijam” Dedicado ao Dia Internacional da Mulher e ao Dia Mundial da Poesia

Mais uma edição do «Sextas da Lua» 

 

11 DE MARÇO, 21H00, BIBLIOTECA MUNICIPAL DR. ALEXANDRE ALVES

A Câmara Municipal de Mangualde promove um espetáculo musical, de teatro e poesia “Há palavras que nos beijam” no próximo dia 11 de março, no âmbito do projeto “Sextas da Lua”, assinalando assim o Dia Internacional da Mulher e o Dia Mundial da Poesia. Será uma noite a não perder, de muita música. A entrada é livre.

UM ESPETÁCULO DE MÚSICA, TEATRO E POESIA

O espetáculo realiza-se na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves a partir das 21h00. O momento conta com a atuação do Projeto musical UNDERCOVER AGENTS FOR THE BLUES, com Andreia Nunes (voz) & Joao Roque (guitarra), que tocam temas de Janis Joplin, Aretha Franklin, Etta James, Nancy Sinatra e tantos outros ícones. O espetáculo conta ainda com a participação do CONTRACENAS - Grupo de Teatro dos alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo com poemas de António Gedeão; Cecília Meireles e Elisabete Aguiar. Irá ainda participar a AMARTE - Associação pelo Movimento, Arte e Terapia com poemas de Fernanda de Castro e João de Deus.

MANGUALDE ASSINALA DIA DA MULHER COM AULAS DE HIDROGINÁSTICA GRATUITAS

Terça-feira, 8 de março
AULAS DECORREM NAS PISCINAS MUNICIPAIS E DESTINAM-SE AO PÚBLICO FEMININO

Na próxima terça-feira, 8 de março, a Câmara Municipal de Mangualde assinala o Dia Internacional da Mulher com aulas de hidroginástica gratuitas para o público feminino. Com duração de 45 minutos cada, as aulas realizam-se nas Piscinas Municipais de Mangualde às 16h00, 18h40 e 20h15.

A inscrição é obrigatória e limitada a um máximo de 30 participantes por aula. As inscrições devem ser efetuadas através do telefone 232 619 820 ou desporto@cmmangualde.pt.

Comemorado anualmente a 8 de março, o Dia Internacional da Mulher foi proclamado pela Organização das Nações Unidas em 1975 e tem como objetivo relembrar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito racial, sexual, político, cultural, linguístico e económico a que estavam sujeitas.

EDITORIAL Nº 680 – 1/3/2016

SR
Caro leitor,
A maior invenção do mundo foi há muito tempo considerada a roda, considerando todas as facilidades que criou e os desenvolvimentos que assim permitiu.
De igual forma, a internet é agora das melhores candidatas ao título. Com ela veio a era da informação e a vida de muitas pessoas, a par com as suas realizações pessoais e sucessos profissionais, viu-se para sempre tranformada. Não obstante ter contribuído para o acesso indescriminado do conhecimento, tornado acessível a todos, gerou também alguma dependência dos meios tecnológicos.
Sempre apostei na informática. O primeiro computador que comprei, de marca Schneider, custava na altura quinhentos mil escudos, o que atualmente corresponde a cerca de dois mil e quinhentos euros. Com este valor comprava-se, naquele tempo, um lote de terreno urbanizado para construção de uma moradia. No entanto, foi uma aposta que decidi fazer na época, para o desenvolvimento, descoberta e deleito do meu filho. Tinha apenas oito anos de idade, mas foi com o entendimento precoce do que era o computador que se manteve até hoje interessado nesse e noutros brinquedos que a tecnologia produziu.
Ainda hoje, e de hoje em diante, criam-se novas ferramentas e instrumentos, que são surpreendentemente facilitadores de trabalho e gestores de vidas profissionais e pessoais. Mas lembro-me bem de outros tempos, com outros trabalhos, mais manuais e morosos e bastante menos virtuosos. Tive de apostar no trabalho diário, sem ajudas automáticas. A primeira máquina que comprei para cortar pedra foi paga com uma dúzia de cheques pré-datados, com todo o meu vencimento mensal em cada um da minha ex Guarda Fiscal, que dela estou aposentado. Vivemos na era das redes sociais e muitas vezes dou comigo a pensar que não existe tempo que chegue para falar tanto, quando há ainda muito por fazer neste mundo. Tenho de zelar pelo dia-a-dia e certas ferramentas não me servem.
Sou, contudo, nos tempos atuais, obrigado também a não descurar esse novo mundo que é já tão imensamente distinto do seu começo. Vou utilizando o que de bom encontro, mas com o discernimento de ignorar as inúteis ferramentas que só consomem tempo.

Um abraço amigo,

SANFONINAS

dr. jose

Os Charcos, o Lince, Camarões & Cia
Uma pedrada no charco! Usa-se a expressão, como é sabido, para explicar que algo de novo surgiu, inesperado, a mexer a normal quietude dos charcos, onde apenas as libelinhas vão, mui rápidas, ao de leve poisando, as rãs passam o dia pachorrento ao sol e só de quando em quando, e apenas nalguns mais duradouros, se enxerga esquiva cobrinha coleante…
Tornar-se assinante para continuar a ler...

CONSULTÓRIO

dr. raul

O NARIZ DAS CRIANÇAS, COMO O LIMPAR BEM!
As crianças só começam a ser capazes de se assoar por si próprias a partir da idade dos 3 ou 4 anos. E a verdade é que um nariz tapado pode originar sérios problemas nos lactentes e em crianças de qualquer idade, mas em especial nas mais pequenas. É muito importante prestar atenção a uma boa higiene quotidiana do pequeno nariz, ainda mais neste período de inverno.
Tornar-se assinante para continuar a ler...