Arquivo diário: 4 de Julho de 2016

Ministério da Educação e autarquia de Mangualde assinaram acordos de cooperação para: INVESTIMENTO NO PARQUE ESCOLAR MEIO MILHÃO DE EUROS PARA MELHORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO EM MANGUALDE

Parque Escolar 1

João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, assinou os acordos com a Secretária de Estado Adjunta da Educação, Alexandra Leitão, para investimento no Parque Escolar. O investimento no melhoramento do parque escolar rondará o meio milhão de euros e contará com apoios dos fundos comunitários. Mangualde vê assim o seu Parque Escolar melhorado e as suas condições de ensino acrescidas de qualidade. Nesse sentido, dará início o processo de requalificação do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária Felismina Alcântara (ESFA) e a pintura das salas de aula da ESFA, a reabilitação do Pavilhão Municipal de Mangualde e a construção de cobertura de apoio na entrada da Escola Gomes Eanes de Azurara.

REQUALIFICAÇÃO DO PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO DA ESFA
A intervenção no Pavilhão Gimnodesportivo da ESFA visa principalmente proceder à substituição do revestimento da cobertura em fibrocimento, que contém amianto e se encontra em mau estado de conservação por painéis em chapa metálica pré lacada, tipo “sandwish”. Pretende-se ainda também a ampliação do edifício com a criação de um novo espaço também destinado a ginásio, onde serão colocados os colchões de proteção do pavimento. Serão igualmente efetuadas alterações em espaços existentes, no sentido da criação de um compartimento destinado a arrumos de materiais e equipamentos desportivos.
O alpendre, coberto para abrigo dos alunos, será fechado através da construção de paredes exteriores, onde será criada uma zona de entrada e receção, complementada com a construção de um corredor ao longo da frente atual dos balneários, para facilitar o acesso confortável a todos os espaços do edifício.
Serão também melhoradas as condições de acesso para utentes com mobilidade condicionada, através da criação de três rampas de acesso. Será ainda efetuada a substituição do pavimento existente no ginásio, sobre o qual será aplicado um novo piso desportivo em polipropileno de alto impacto.
No que refere às salas de aula, serão pintadas, no interior, as paredes, tetos e serão efetuados alguns envernizamentos dos edifícios das salas de aula e administrativo.
SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA EXISTENTE DAS GALERIAS EM FIBROCIMENTO NA ESFA
Será efetuada a substituição do revestimento das coberturas em fibrocimento, que contêm amianto, por chapas metálicas onduladas pré lacadas em ambas as faces, sendo a face superior na cor de telha e a inferior em branco.

OBRAS NO PAVILHÃO MUNICIPAL
A reabilitação é de caráter simples, na medida em que se trata de um espaço público, devidamente consolidado, onde o desenho, a arquitetura e a imagem se mantêm. É essencial que os utentes que o frequentam diariamente, praticantes de desporto e alunos da escola, se sintam confortáveis, para isso pretende-se dotar o edifício de melhor isolamento térmico e acústico.
Assim, a intervenção visa principalmente proceder à substituição do revestimento da cobertura em fibrocimento, que contém amianto e se encontra em mau estado de conservação. Por outro lado, pretende-se também a ampliação do edifício com a criação de um espaço de arrumos para material de desporto, nomeadamente, tabelas de basquete e colchões de proteção do pavimento e dotar o edifício de condições para utentes com mobilidade condicionada, com a criação de duas instalações sanitárias adaptadas e acessíveis a utentes com mobilidade condicionada. Será ainda efetuada a reparação do pavimento existente no ginásio, um novo pavimento em mosaico cerâmico semelhante ao existente.
Será ainda aberto um vão fixo no piso superior, de modo a que, pelo menos duas pessoas com mobilidade condicionada possam assistir às atividades desportivas.

GALERIA ENTRADA ESCOLA GOMES EANES DE AZURARA
Pretende-se com esta intervenção a execução de uma galeria de receção junto à portaria principal da Escola Gomes Eanes de Azurara, para que os alunos possam aguardar pelos pais protegidos do calor e intempéries na zona de entrada.

MUNICÍPIO DE MANGUALDE COMPENSADO COM VERBA QUE PODE ASCENDER A MAIS DE 1,5 MILHÕES DE EUROS

DSC_0442

Na sequência do cancelamento da barragem de Girabolhos

PROTOLOCO ASSINADO COM A EMPRESA HIDROMONDEGO VAI PERMITIR À AUTARQUIA
INVESTIR NA REABILITAÇÃO DE ESPAÇOS RODOVIÁRIOS E NA REABILITAÇÃO DE ZONAS INDUSTRIAIS

No passado dia 30 de junho, a Câmara Municipal de Mangualde assinou um protocolo com a empresa Hidromondego – Grupo Endesa, na sequência do cancelamento da barragem de Girabolhos. A empresa, que iria construir a barragem, vai disponibilizar cerca de seis milhões de euros para apoiar diversos investimentos, sendo cada um dos municípios beneficiado com uma verba de mais de 1,5 milhões de euros. Envolvidos estão também os municípios de Gouveia, Nelas e Seia e apesar de estarem satisfeitos com os protocolos assinados, os autarcas lamentam a decisão da não construção da barragem de Girabolhos. A assinatura do protocolo decorreu na presença do ministro, João Matos Fernandes, e dos secretários de Estado do Ambiente e da Energia, Carlos Martins e Jorge Seguro Sanches.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, "o acordo não está fechado e o valor atribuído a cada autarquia pode ser maior. Espero que sejam mais umas centenas de milhares de euros para cada concelho". O autarca, porta-voz dos quatro municípios, adiantou que cada município "decidiu a sua estratégia para o investimento". No caso de Mangualde, "fomos para projetos onde temos mais necessidade de investimento, numa zona de proximidade ao espaço de intervenção e optámos por projetos que não são financiados neste quadro comunitário, ou que nesta primeira fase não estão com tanta eficácia no cofinanciamento", afirmou João Azevedo. Assim, os “investimentos no concelho serão feitos na reabilitação de espaços rodoviários e na reabilitação de zonas industriais, uma vez que é nosso objetivo é investir naquilo que prioridade para a nossa população" acrescentou.

Falando da barragem de Girabolhos que já não vai ser construída, João Azevedo salientou "naturalmente que a expetativa que foi criada ao longo dos anos para que este investimento fosse feito não consegue ser apagada. Efetivamente não há essa possibilidade de recompensa e o retorno de toda a atividade económica que ia acontecer não é reposto". "No entanto, esta era uma situação que tinha que ser feita para terminar o processo. Foi feito dentro de todo o enquadramento de boa convivência e do bom relacionamento, atingindo níveis históricos de investimento excecional nos concelhos. O processo foi extremamente bem conduzido até ao fim", acrescentou.