Arquivo diário: 15 de Julho de 2016

«arraial sénior» assinala DIA DOS AVÓS em mangualde

A Câmara Municipal de Mangualde assinala mais uma vez o Dia dos Avós com uma iniciativa carregada de tradição e de animação. Os seniores mangualdenses vão ter a possibilidade de participar num «Arraial Sénior» no próximo dia 26 de julho, no Monte Nossa Senhora do Castelo. Dirigido a todos os seniores e avós do concelho, este dia promete ser especial com a celebração de eucaristia pelas 11h00, e uma bela tarde de convívio com troca de merendas e muita animação a partir das 14h00. O momento do bolo dos avós acontecerá pelas 15h30.
A Câmara Municipal de Mangualde encara a celebração deste dia como uma festividade intergeracional, de convívio entre avós e netos, sendo assim uma forma de homenagem, de demonstração de carinho e apreço por todos os avós. Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos seus queridos avós.
O Dia dos Avós comemora-se a 26 de julho, por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

MANGUALDENSE Vitor Salvador CAMPEÃO NACIONAL NOS 3000 METROS OBSTÁCULOS

Vitor Salvador, que no ano anterior tinha anunciado a sua retirada do atletismo, referiu ao nosso jornal que não foi capaz de o fazer. O gosto pela atividade e a falta que esta, tanto física como mentalmente lhe fazia, “obrigou-o” a regressar.
Em maio começou novamente a treinar e a preparar-se. Uma vez regressado à competição alcançou no passado dia 10 de julho o título de campeão nacional no escalão m 45 na prova 3000m de obstáculos que se realizou no Estádio Universitário de Lisboa.
Vitor Salvador corre pelo clube Senhora do Desterro de São Romão Seia, a quem agradece o terem acreditado nele recebendo-o de volta.
Na conversa que manteve com o nosso jornal o atleta aproveitou ainda para publicamente agradecer o apoio do Município de Mangualde e de todos os Mangualdenses e amigos, ao Centro de Santo André pela ótima pista que dispõe onde é possível treinar em boas condições, bem como, ao povo do Canedo, localidade de onde é natural.

Bombeiros Voluntários de Mangualde celebram 87 Anos

No dia 29 de junho, a corporação dos Bombeiros Voluntários de Mangualde comemorou o seu 87º aniversário. Várias foram as atividades que tiveram lugar para assinalar mais esta efeméride.
A corporação deu início às celebrações com a Exposição de Miniaturas de Viaturas de Bombeiro, que esteve em exibição de 6 a 30 de junho. No dia 26 de junho (domingo) realizou-se o XIV Desfile de Fanfarras. O dia de aniversário (29 de junho) iniciou-se com alvorada com salva de tiros, às 08h00. A partir das 19h00, realizou-se a Missa Solene na Igreja do Complexo Paroquial, seguindo-se da bênção de uma viatura. Posteriormente rumaram ao cemitério, onde homenagearam os Diretores e Bombeiros já falecidos. De seguida, houve um desfile do Corpo de Bombeiros apeado e motorizado. Após a receção às Entidades convidadas, foram entregues medalhas e diplomas a Bombeiros. As comemorações terminaram com um convívio Beirão

DISCÊNCIAS 3 EXPOSIÇÃO DE PINTURA USAMA EM MANGUALDE

TRABALHO DAS ALUNAS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR ROTARY DE MANGUALDE
A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, acolhe, até 29 de julho, a EXPOSIÇÃO DE PINTURA USAMA - DISCÊNCIAS 3. Os trabalhos podem ser vistos no horário da Biblioteca Municipal (segunda-feira das 14h00 às 18h30, terça a sexta-feira das 09h30 às 18h30 e aos sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00). A entrada é livre.
A mostra coletiva de pintura apresenta o resultado do trabalho das alunas da Universidade Sénior Rotary de Mangualde realizado ao longo dos meses e que é agora partilhado com a comunidade.

ESTÁ A DECORRER EM MANGUALDE MAIS UMA EDIÇÃO DE “EM QUARTO CRESCENTE”

Está a decorrer em Mangualde mais uma edição da iniciativa ‘Em Quarto Crescente: Noites de encontros com as artes em mente’. A edição deste ano é dedicada à temática ‘Mangualde 30 anos cidade’. A organização é da Câmara Municipal de Mangualde e da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves e conta com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Mangualde, das Bibliotecas Escolares, da Amarte, da Papelaria Adrião e de Igor Figueiredo.
Assim, no dia 13 a noite foi dedicada ao Associativismo – “Sociedades Recreativas” com espetáculos de Meeting Quartet, O Mentalista de João Blümel e Noiserv. No dia 14 a noite foi do Comércio e Indústria com “Armazéns da Memória”. Ao palco subiram o Grupo Coral e Instrumental “+ Música”, Zunzum “Os Silva” e Xico & João. Património através de “Histórias e gentes” é a temática para hoje dia 15 com a participação dos Fad’Out, Teatro do Montemuro “Caídos do Céu” e Azul Espiga. A iniciativa termina amanhã, dia 16 de julho com “Encontros na Lua Cheia” – Artes e Letras. Cante Alentejano pelo Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento, apresentação da coleção “As Mulheres e a República”, Borges & Irmão: Uma conversa sobre humor, guionismo e canções foleiras com Luís Filipe Borges e Alexandre Borges e The Soul Orquestra são as propostas para essa noite.

Capacitar para o Envelhecimento Ativo

“Durma Bem, Sinta-se Melhor”: mangualde aposta no bem-estar dos MAIS idosos
A Câmara Municipal de Mangualde promove a ação “Durma Bem, Sinta-se Melhor” durante o mês de julho, em parceria com o 5 Sentidos – Espaço de Reabilitação e Intervenção Psicoeducacional. A sessão de abertura ocorreu no dia 12 de julho no Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde e contou com a presença da Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho. A formação é desenvolvida no âmbito do Plano de Ação 2016 da Rede Social de Mangualde, no Eixo de Intervenção “Capacitar para o Envelhecimento Ativo”.
A iniciativa decorre em várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com respostas sociais para idosos, nomeadamente no Centro Paroquial de Fornos de Maceira Dão, no Centro Paroquial de Alcafache, no Centro Paroquial de Chãs de Tavares e no Centro Paroquial da Cunha Baixa.
A ação pretende promover a comodidade dos profissionais, para garantir uma prestação de cuidados com maior qualidade, melhorando o bem-estar dos idosos.

INAUGURAÇÃO DO NOVO RELÓGIO DA CAPELA DE VILA COVA DE TAVARES

Graças ao muito trabalho que a Comissão da Capela tem vindo a realizar de há oito anos para cá, as obras na Capela de Vila Cova de Tavares mostram-se praticamente concluídas.
Assim, ao fim da tarde do dia 9 de julho teve lugar mais um convívio destinado à angariação de fundos, bem como, para inauguração do novo relógio da Capela de Vila Cova de Tavares.
O relógio foi oferta da Comissão de Compartes presidida pelo sr. António Marques.
Como explicou Joaquim Marques, o relógio é um dos mais modernos da marca “Exactus” que funciona com hora certa através de GPS. Este, possui ainda uma pilha que permite a sua autonomia por quatro dias em caso de falha de corrente elétrica.
Joaquim Marques, agradeceu a todos os presentes bem como a todos quantos têm trabalhado e contribuído para as obras da capela, salientando o apoio do Revº Pe. Cunha, que nunca se opôs, confiando e deixando que a comissão trabalhasse e anunciou que ainda antes da Festa de Stª Eufémia que tem lugar em meados de setembro, se irá realizar mais um convívio a agendar futuramente.
Seguidamente usou da palavra o presidente da União de Freguesias de Tavares, Alexandre Constantino que além de agradecer o trabalho e empenho de todos nesta obra, anunciou que a partir do próximo dia 1 de agosto a freguesia irá dispor de uma estação dos CTT em funcionamento permanente tal como a de Mangualde, bem como, a nova viatura de Bombeiros que irá estar ao serviço da freguesia.
A finalizar as intervenções o Engº Joaquim Patrício, Vice Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, agradeceu o empenho da população na realização das obras, bem como o excelente trabalho que o presidente da União de Freguesias tem realizado no alto concelho.
O dia terminou com uma fadista e seus acompanhantes a alegrar e divertir todos os que se encontravam no convívio.

VILA MENDO DE TAVARES INAUGUROU FORNO COMUNITÁRIO E MONUMENTO DE HOMENAGEM AO PASTOR

Na tarde do passado dia 10 teve lugar na localidade de Vila Mendo de Tavares a inauguração do Fornos Comunitário e do Monumento de Homenagem ao Pastor.
O evento teve início com a bênção do novo forno pelo Revº Pe. Cunha. De seguida e no uso da palavra Eduardo Albuquerque, Presidente da Junta da Freguesia de Abrunhosa a Velha, agradeceu a presença de todos, bem como, a todos quantos contribuíram para que obra fosse possível.
A ideia da construção do Forno Comunitário na localidade de Vila Mendo de Tavares partiu como referiu Eduardo Albuquerque duma conversa entre ele e o padeiro Américo, que tem estado sempre presente no Encontro Gastronómico que se vem a realizar em Abrunhosa a Velha, indo realizar-se este ano a sua terceira edição no próximo dia 13 de agosto.
Américo referiu ao presidente da junta a necessidade de um forno comunitário na localidade de Vila Mendo de Tavares e esse pedido não caiu em “saco roto”. Surgiu um espaço onde se encontrava uma casa velha e degradada que, após vários contatos permitiu chegar a acordo com os herdeiros e hoje Vila Mendo tem um bonito e funcional Forno Comunitário ao seu dispor.
Eduardo Albuquerque deixou o apelo para que este novo espaço seja usado pela população e não aconteça como o de Abrunhosa a Velha que apenas é usado uma vez por ano aquando do evento gastronómico.
A par da inauguração do forno comunitário, foi também inaugurado o monumento de homenagem ao pastor. É um momento pensado há já bastante tempo, que pretende homenagear todos os pastores da freguesia e embeleza um bonito espaço criado na aldeia de Vila Mendo de Tavares.
Seguidamente também o Presidente da Câmara, João Azevedo, usou da palavra cumprimentando todos os presentes e mostrando a sua satisfação por estar numa Freguesia que tem acompanhado o desenvolvimento, promovendo não só o investimento a nível do território, mas também na área do lazer o do turismo. Como exemplo referiu aquele que é já um grande evento da freguesia, o Encontro Gastronómico de Cozinheiros Amadores. Este ano haverá ainda mais um evento marcante, um casamento de motardes. Também o hotel, as águas medicinais, o incentivo aos pastores para aproveito do novo momento de produção de leite e derivados é fundamental para o enriquecimento e crescimento de Abrunhosa a Velha.
Após as intervenções e a inauguração dos novos espaços teve lugar um lanche convívio confecionado também ali no novo Forno Comunitário.

GINASTAS DE MANGUALDE VÃO PARTICIPAR NO EUROGYM 2016 QUE TEM LUGAR DE 18 A 24 DE JULHO NA REPÚBLICA CHECA

O Agrupamento de Escolas de Mangualde conta com uma Grupo de Ginástica que tem vindo a dar mostras do seu valor e, muito graças ao trabalho da professora Paula Cunha e dos ginastas que compõem o Grupo, estão a levar o nome de Mangualde além fronteira.
O Grupo de Ginástica das Escolas de Mangualde iniciou há 22 anos quando a professora Paula Cunha veio dar aulas de Educação Física no Agrupamento de Escolas de Mangualde.
O gosto pela Ginástica, aliado ao bichinho que trazia de Lisboa, onde já dinamizara esta modalidade, levou a que procurasse criar um grupo quando chegou a Mangualde. O que foi prontamente aceite, mantendo-se assim o Grupo de Ginástica ativo há já 22 anos.
Desde que pertença ao Agrupamento de Escolas de Mangualde qualquer pessoa pode integrar o Grupo de Ginástica. Também poderá fazê-lo se for de uma escola do distrito de Viseu desde que se celebre um protocolo entre escolas.
Pertencer ao Grupo de Ginástica, obriga a uma certa responsabilidade, nomeadamente na regularidade de participação nos treinos, o que implica um certo esforço por parte dos alunos e encarregados de educação. Refere-nos a professora Paula que é impensável um praticante de Ginástica treinar uma vez por semana. Pelo menos 2 treinos por semana são necessários mas, no caso da classe representativa, o ideal é serem 3. É algo que a responsável pelo grupo pede aos encarregados de educação e aos alunos “quando assumem uma modalidade, seja qual for, devem assumi-la de forma regular do início ao fim”.
Atualmente o grupo de Ginástica de Mangualde tem 104 elementos divididos em quatro grupos. Dois do 1º ciclo, os Girassóis e as Violetas, 1 grupo de iniciação e a classe representativa. De salientar, que todos estes alunos estão sob a orientação da professora Paula Cunha. Por vezes, para as aulas dos mais novos tem o apoio de ginastas da classe representativa. Como nos refere ainda, para conseguir dar aulas de Educação Física e Ginástica, conta ainda com o apoio da Escola, que lhe possibilita horários que permitem conciliar tudo.
O grupo de Ginástica começou por ser um Grupo do Desporto Escolar tendo sempre atuado nas competições escolares. Após a participação em Coimbra no evento Portugal Gym a classe representativa de Ginástica das Escolas de Mangualde passou a Grupo federado participando na disciplina de Ginástica para Todos (G.P.T.) onde não há competição, mas sim uma avaliação com atribuição de menções. Estas provas de G.P.T. têm uma grande vertente social onde se salienta o convívio entre ginastas de todo o país e Europa. As atuações são para um grande público, porque quase sempre são efetuadas ao ar livre o que é extremamente motivador, como salienta a professora Paula.
Este ano correu muito bem ao grupo de Ginástica de Mangualde. No Desporto Escolar foram campeões Distritais e Regionais em Ginástica Artística e Ginástica Acrobática-par misto, conseguindo nos Campeonatos Nacionais o 2º lugar de Ginástica Artística masculina e o 3º lugar de Ginástica Artística feminina e Ginástica Acrobática-par misto. Também nas provas federadas alcançaram uma brilhante Menção Prata.
As saídas do grupo são já bastantes e este ano, segundo um relatório da prof. Paula Cunha, são já 30 as participações. Para culminar o ano em grande, há a participação no Eurogym2016 que tem lugar na República Checa de 18 a 24 de julho.
Todas estas saídas e participações, bem como a atividade regular em si, tem custos para o grupo. Uma vez que não têm patrocinador, é mais difícil fazer frente às despesas, mas a união e o trabalho de todos tem ajudado. O transporte quase sempre é assegurado pela Câmara Municipal, que se tem mostrado uma ajuda fundamental, ou suportado pela escola no âmbito do Desporto Escolar. Ainda a nível de orçamento, as verbas conseguidas provêm do trabalho do grupo que realiza várias atividades e marca presença em vários eventos, como por exemplo, na Feira dos Santos. Este ano, também, aquando da realização do IV Mangualde Gym o bar foi dinamizado pelas Encarregados de Educação e o lucro daí resultante reverteu a favor do seu orçamento. As participações realizadas no estrangeiro que requerem um orçamento maior têm contado com a angariação de fundos através de um PPL crowdfunding aliado à participação dos encarregados de educação e apoio de empresas.
A terminar a conversa que manteve connosco a professora Paula Cunha, deixa um agradecimento muito especial à Escola e à Câmara Municipal de Mangualde que têm dado um apoio incondicional, bem como, a todos os encarregados de educação.
Falámos ainda com duas alunas que este ano deixam o Grupo de Ginástica uma vez que vão ingressar no ensino superior.
A Diana e a Maria Francisca, pertencem ao Grupo de Ginástica desde que iniciaram o 5º ano de escolaridade e como referem, sempre foi fácil conciliar a escola com a ginástica. As coisas apenas se mostraram um pouco mais difíceis neste último ano. São unânimes ao referir que seria essencial um pouco mais de liberdade por parte da escola, porque por vezes os professores ficam algo renitentes à participação das alunas nas provas de Ginástica.
Ambas referem a Ginástica como algo fundamental, tendo um papel bastante importante nas suas vidas. A Mª Francisca refere mesmo “posso dizer com certeza que as melhores amizades que levo do secundário foram no grupo de Ginástica”.
O ingresso no ensino superior torna-se um fator de rutura com o grupo, apenas e só, devido à distância que por vezes passa a existir e não permite a presença nos treinos, porque, se houver possibilidade de poderem conciliar, é possível um aluno que já esteja a exercer uma atividade profissional ou a frequentar o ensino superior, continuar a pertencer ao grupo federado. Aliás, o que se verifica com alguns casos.
Para estas alunas ter que deixar o grupo é algo muito complicado, que vem alterar as suas rotinas por completo. Deixam o apelo a outros jovens que queiram integrar o grupo que o façam, porque a Ginástica é algo muito completo, não só a nível físico, mas, porque ali irão ganhar uma segunda família onde aprenderão muita coisa.
Estas duas jovens terminam referindo “foi a melhor coisa que tivemos durante os anos de escola” e por isso, agradecem de forma sentida à professora Paula Cunha por todo o trabalho e desejam que o grupo possa continuar sempre e cada vez melhor.

PORTUGAL CAMPEÃO DA EUROPA 2016

Eu disse que éramos os melhores da Europa. Nós somos os melhores da Europa. Mostrámos aquilo que somos
Marcelo Rebelo de Sousa - Pres. da República

Está feito o “acerto de contas” com a França
António Costa - 1º Ministro

Uma conquista inédita e merecida, que deixou todos os açorianos a vibrar com sentimentos de grande alegria e de muito orgulho
Vasco Cordeiro Pres. Gov. Açores

O Governo Regional da Madeira louva a conquista do Campeonato da Europa pela seleção nacional de Futebol, um feito extraordinário.
M. Albuquerque – Pres. Gov. da Madeira

Esta é a vossa vitória, é a vitória dos Portugueses e de Portugal. É o orgulho de ser pátria e nação. Viva os heróis de Portugal, muito obrigado ao povo
Fernando Santos

O selecionador tinha uma carta guardada desde o empate com a Áustria, ainda na fase de grupos. E depois do jogo leu-a na sala de imprensa
“Em primeiro lugar e acima de tudo, quero agradecer a Deus Pai por este momento e tudo aquilo da minha vida. Deixar uma palavra especial ao presidente, dr. Fernando Gomes, pela confiança que sempre depositou em mim. Não esqueço que comecei com um castigo de oito jogos pendentes.
A toda a direcção e a todos os que viveram comigo estes meses. Aos jogadores, dizer mais uma vez que tenho um enorme orgulho em ter sido o seu treinador. A estes e aqueles que aqui não puderam estar presentes. Também é deles esta vitória. O meu desejo pessoal é ir para casa. Poder dar um beijo do tamanho do mundo à minha mãe, à minha mulher, aos meus filhos, ao meu neto, ao meu genro e à minha nora e ao meu pai, que junto de Deus está certamente a celebrar.
A todos os amigos, muitos deles meus irmãos, um abraço muito apertado pelo apoio mas principalmente pela amizade. Por último, mas em primeiro, ir falar com o meu maior amigo e sua mãe. Dedicar-lhe esta conquista e agradecer-lhe por ter sido convocado e por me conceder o dom da sabedoria, perseverança e humildade para guiar esta equipa e Ele a ter iluminado e guiado. Espero e desejo que seja para glória do Seu nome”.

Muitas gerações estiveram lá perto, mas só a construção de um grande espírito de equipa, em que todos trabalharam no mesmo sentido, com o mesmo objetivo e com uma única ambição proporcionou esta merecida recompensa. Somos campeões. E que grandes campeões! Parabéns a toda a estrutura da Federação Portuguesa de Futebol, ao Fernando Gomes e restante equipa, a esse líder carismático da humildade e da crença, o Fernando Santos, e a todos os 23 jogadores que em campo deram forma ao sonho de milhões de portugueses em Portugal e no Mundo
Luís Filipe Vieira

Se quiserem visitar o país dos campeões europeus, visitem Portugal
José Mourinho

Esta vitória da Seleção é uma vitória dos clubes em Portugal que fomentam e criam a qualidade do jogador português
Jorge Jesus

Terrivel ver o Cris sair assim. Espero que não seja grave. Parabéns Portugal! Infeliz França vocês organizaram um torneio incrível
Gareth Bale

É como se tivesse ganho o Euro a segunda vez
Katsouranis – ex futebolista grego

Parabéns a Portugal. Belo País e uma equipa que mostrou um enorme espírito.
David Beckham

Parabéns à Seleção de Portugal, campeã da Europa de nações! Parabéns
Casillas

Deus escreve certo por linhas tortas. A Seleção de Portugal conseguiu resgatar aquele título que nós perdemos em 2004. Fiquei muito contente
Luiz Felipe Scolari

Que feito histórico para a seleção portuguesa de futebol, sagrar-se campeã da Europa ao bater a França e vencendo a final em condições difíceis.
Carlos Queiroz