BROA

80715761_827821950998902_6762306409892675584_n
Renovar o Isco
Da massa atual, deixa-se sempre uma porção para a cozedura seguinte. Utiliza-se o gamelo, ou simplesmente o canto da masseira. No Minho, ainda se guarda o isco dentro de uma malga (tigela pequena), e cobre-se com uma folha de couve para não secar.

Aquecer e Limpar o Forno
Enquanto a massa fermenta, o forno é aquecido a lenha. De quando em vez, remexe-se para arder melhor e para espalhar as cinzas e o borralho.
Quando os tijolos do forno estão esbranquiçados, este é, então, limpo com uma pá de ferro, e varrido com uma vassoura de giesta, deixando-se algumas brasas na entrada antes de fechar a porta.

Dar Forma à Massa
Depois de se untar a malga, o gamelo ou o tigelão com farinha, enche-se com a massa fermentada para lhe dar forma e tende-se o pão. Esta etapa exige à mulher muito treino e destreza.

Meter a Broa no Forno
Para enfornar a broa, usa-se uma pá de madeira, redonda ou retangular, cujo cabo é mais ou menos comprido consoante a profundidade do forno.
Este trabalho, particularmente fatigante devido à sucessiva e rápida repetição de movimentos e pelo calor intenso que se faz sentir junto ao forno, requer duas pessoas: uma para colocar as broas na pá e outra para enfornar.
Quando cozidas em fornos comunitários, por vezes pertencentes à igreja, as broas são assinaladas com uma marca para as distinguir; nalguns locais, são colocadas por cima de uma folha de couve – para não ficar em contacto direto com a cinza que eventualmente exista no forno e para não deixar queimar a parte de baixo das broas). Durante a cozedura, as mulheres têm a oportunidade de usufruir de alguns momentos de merecido descanso e descontração, neste espaço de trabalho exclusivamente feminino: conversam entre elas, e aproveitam para comer qualquer coisa.

Também nesta etapa há, por vezes, certos ritos: fazem uma cruz com a pá na entrada do forno ou rezam orações. Lança-se, então, um punhado de farinha por cima das Broas para lhes dar cor; fecha-se o forno com uma laje de granito (ou, mais recentemente, com uma porta de ferro), e veda-se com barro ou com cinzas e bosta de vaca. A cozedura é a última fase do ciclo do pão.