IMAGINANDO

francisco cabral
PARTE 81
Continuando com as Lendas e Tradições da mística Sintra, vamos revelar a força da Fonte dos Noivados, localizada na Estrada Nova da Rainha, hoje  com o nome de Estrada Velha, que complementa o  caminho que liga Monserrate à Rua Fria de Colares e  já depois da localidade de Eugaria.
Entretanto e noutras circunstâncias, não deixava de ser interessante e segundo sua obra impressa em Madrid por D.José de Aldama Avala, no Compêndio Geografico-Estadístico de Portugal que mencionava este trajeto do seguinte modo:
“Um dos lugares mais charmosos (em Colares) é o chamado Tanque de Várzea e o Passeio dos Amores e as Praias e o Rio das Maçãs são muito procurados, todos locais de grande lazer, muito animados no verão pelos contínuos passeios a cavalo que os visitam”
Conta a Lenda, que na noite de S.João, as moças das redondezas, por volta da meia-noite se deslocavam àquele local e segundo a tradição, para alcançar o seu objetivo, que era encontrar um noivo. Para tal tinham que se lavar nessa fonte e posteriormente beber  a água que dela brotava.

IMAGINANDO for
Fonte dos Noivados

E o mais interessante, esta fonte era mesmo milagrosa.  Ao que se consta nenhuma das moças ficou por casar.
A lenda diz-nos ainda, que algumas dessas moças ao encontrarem o seu par ideal, numa emoção verdadeiramente forte, trocavam com o seu novo amado segredos íntimos e levados pelo amor permitiam alargar seus espartilhos, colando seus corpos ao novo amor. Unindo seus lábios húmidos, se refugiavam entre a vegetação, tornando-se nesse momento o verdadeiro casal para o resto de suas vidas.