Critério para ser líder: Humildade!

Há momentos que nos emocionam, e provocam uma surpresa de tal maneira, que, sem prever os nossos olhos revelam rios de mágoa e angústia perante o que sentimos\ percepcionamos… Numa entrevista o General Ramalho Eanes, primeiro presidente da Republica eleito de forma democrática, convidado por uma das jornalistas mais incisivas da RTP (sendo valorizada pela sua mordacidade aliada a frieza das suas questões), promoveu uma comoção devido à humildade das suas declarações “nós velhos temos a obrigação suplementar de dar o exemplo” e “…mais quando chegarmos ao hospital, se for necessário, oferecemos o nosso ventilador ao homem que tem mulher e filhos”
Comove, porque não é uma personalidade que é narcisista e artificial! Não é conhecida a sua atitude de exibicionista e também se desconhece os milhares de assessores de imagem para agradar as elites e afins. Inclusive, é reconhecida a sua abnegação financeira, sendo dos poucos políticos que prescindiu de retroativos- quiçá o único! - da reforma militar. O Sr. Doutor Mário Soares, também pessoa muito humilde, quando era chefe do Governo, na altura em que General Ramalho Eanes era presidente, criou uma lei que não permitia a acumulação de reformas de um Presidente da Republica, relacionadas com o Estado. Ainda bem que surgiu uma outra pessoa abnegada, que também viria a ser Presidente da Republica que anulou essa lei. Sim o Sr. Prof. Cavaco Silva, prescindiu da sua reforma de ex-Presidente da Republica, valorizando a sua carreira como professor universitário demonstrada pela sua parca reforma! Teve, apenas, um lapso em divulgar que iria acumular outra reforma… que iria totalizar mais de 10 mil euros mês em reformas! Enfim, todos temos imperfeições e fraquezas, mas a soberba parece ser apanágio de que entra no grupo restrito da política! Por isso surpreende, quando surge alguém que pertence a esse círculo e demonstra humildade, uma característica quase extinta no âmbito político.
Sim, é vergonhoso os contornos desastrados das administrações de vacinas contra o Coronavírus a pessoas que não estão incluídas nos critérios, sendo aproveitadores natos do seu estatuto para obterem proveitos individuais! Colocarem os atores do costume (bombeiros\ polícias) em situação de risco para o “bem comum”, já é tão banal que gera indiferença. Mas todos somos responsáveis por estes elementos estarem a usufruir desta impunidade, por medo, retaliação, censura… Que estes sentimentos possam ser substituídos pela humildade de conhecer o melhor que desejamos ser!