Dia do Pai


O Dia do Pai é uma data comemorativa que homenageia anualmente o pai. É um dia especial, uma data perfeita para agradecer e homenagear a entrega e a dedicação que os pais demonstram pelos seus filhos. A data varia de país para país. Em Portugal, o Dia do Pai é comemorado a 19 de março.
Celebra-se no dia de São José, pai de Jesus. São José é um santo popular da igreja católica, que segundo o Novo Testamento, foi marido de Santa Maria e pai adotivo de Jesus Cristo.
Descendente de David e carpinteiro de profissão, José de Nazaré, tornou-se num modelo de pai e de marido, um protetor da família. Conforme a Sagrada Escritura, José aceitou a tarefa misteriosa de criar e amar um filho que não era seu e que um dia salvaria o mundo:
“Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente.
Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.” ( Mateus 1. 19-20)
José acolheu a vontade divina e tornou-se o Patrono da Igreja. Ele é também o padroeiro dos trabalhadores, dos carpinteiros, dos pais e das famílias. É por essa razão que o santo se celebra a 19 de março, no Dia do Pai.
O nome José, do hebraico Yosef, significa “Ele acrescentará”, numa referência a Deus.

Não posso deixar de fazer referência ao meu pai, um grande homem, que tenho a felicidade de ainda ter ao meu lado.
Com uma imaginação sem limites, traído por vezes pela sua ambição, tem sempre uma solução para se voltar a levantar e seguir em frente. Um exemplo de quem pensa em grande, no combate constante à mesquinhes, muito à frente do seu tempo. Não podia estar mais de acordo com a expressão “Grandes ideias fazem grandes pessoas.”
É assim o meu pai, uma lição de vida, de quem nunca desiste dos seus sonhos.
No próximo dia 19 de Março é dia para comemorar a paternidade e a influência dos homens na vida de seus filhos.
Feliz Dia do Pai.