De onde saíram tantos coelhos?


Grandes, pequenos, coloridos, de chocolate ou de louça, é certo que na altura da Páscoa, vai haver coelhos
Mas o que é que os coelhos têm a ver com a Páscoa? E porque é que trazem ovos?
Conta uma lenda que uma mulher pobre pintou alguns ovos de galinha para oferecer aos filhos na altura da Páscoa e os escondeu no quintal e que quando as crianças descobriram os ovos passou um coelho a correr. Desde então as crianças acreditam que são os coelhos que trazem os ovos da Páscoa.
Uma outra lenda com origem nos povos germânicos, evoca a Deusa da Primavera e da Fertilidade, Ostera. Devido à sua enorme capacidade de reprodução, o coelho foi escolhido como o símbolo de culto a essa Deusa. Quando rompe a Primavera, dá-se o início ao renascimento, à floração, sendo que os coelhos são os primeiros a sair das suas tocas e começarem a reproduzir-se. A Caça ao Coelho era um ritual de culto a Ostera, onde as crianças, enquanto caçavam, encontravam ovos de aves pintados, que acreditavam terem sido deixados por coelhos.
Desde as civilizações antigas, como a egípsia, que se associa o coelho à fertilidade, à primavera e ao renascimento. A troca de ovos no equinócio da primavera, comemorado no dia 21 de março no hemisfério Norte, era um costume que celebrava o fim do inverno. Na Idade Média, o culto a Ostara passou a ser associado à Ressureição de Cristo. A apropriação deste mito pelo cristianismo fez com que a prática da entrega dos ovos pelos coelhos passasse a estar associada à Pascoa e não tanto à Deusa. Os cristãos, passaram a ver o ovo como um símbolo da ressurreição de Jesus.
Outra versão, diz que um coelho teria ficado preso no túmulo de Jesus de Nazaré e que teria sido o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por essa razão, ganhou o privilégio de anunciar a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã da Páscoa.
Não existe uma única origem desta tradição, cada povo, cada cultura terá a sua história, que evolui e passa de geração em geração ao longo dos séculos.
E no que respeita aos ovos, estes tambem evoluiram. Por volta do século 18, os confeiteiros franceses resolveram experimentar uma nova técnica, esvaziando os ovos e recheá-los de chocolate. Um século depois, os ovos passaram a ser feitos de chocolate e recheados por bombons.
O coelho é assim o símbolo mais associado à Pascoa, à ressurreição, sobretudo nos paises ocidentais e simboliza a fertilidade, o renascimento, uma nova vida. As crianças agradecem, especialmente pelos ovos… de chocolate.