Voltar às raízes

Obrigar alguém a assistir uma palestra que remete à empatia, trabalho de equipa e saber ouvir é tão contraditório como ver um lobo a cuidar de uma ovelha. Esta comparação grotesca pode ser remetida a uma crítica simplória e digna de desprezo, para quem considera que ser verdadeiro é ser mal-educado…. Desta feita e digo isto com total respeito: no meio interior é usual ser prepotente e ainda achar que está a ser benevolente. O vulgo “dar pérolas a porcos” está inerente a esta ideia.
Por isso vejo com nostalgia campos outrora esquecidos pela vergonha, a regressarem ao esplendor ordenado e florido dos mimos hortícolas. Pessoas crestadas pelo Sol devido ao trabalho árduo de sobreviver, afastadas da doutrina académica e enriquecidas pelo saber dos tempos a desejarem que os filhos não sejam como eles. Porque apenas isso importa…Não querer que os filhos sofram para sobreviver. Vergonha de servir, mesmo de forma honesta, porque a luta é contínua e o resultado é parco ou quase nulo. Porque os ideais eram outros, em que ser honesto tinha mais peso que um alqueire de ouro. Tempos em que a honra na palavra era igual às ações. Tempos em que a aparência podia ser pobre, mas justa, fez com que a ingenuidade fragilizasse a honra beneficiando a falsidade. Engrandeceu-se as faculdades espezinhando o conhecimento da terra; apontou-se o dedo a quem pouco teve e muito deu; desiludiu-se quem ainda acreditava na justiça…Velhos cultos pela amargura de um regime que estrangulava, choram agora pela angústia de um regime que engana. Tanta liberdade expressada, estas pessoas sentem-se algemadas pelas leis dúbias criadas para agradar quem enriquece sem mérito! Assim avó e avô, que tanto sacrificaram em jovens para colocar os filhos doutores, lamentam o abandono dos valores saudosos e deitam lágrimas pelos netos fadados ao abismo associal e injusto.
Assim decisores, atores, gente de poder o lugar que ocupam é efémero, assim como a vida o é! Que ouçam os professores da vida, pessoas de tanto saber e calados por condescendência por não serem doutorados! A união faz a força, mas a força não traz união! Que a comunicação e a informação sejam coerentes para que todos estejamos presentes.