Quando o humor vem de dentro!


Nas descrições mais romanceadas do comportamento das pessoas era habitual escutar “O Felismino tem um temperamento colérico, irrita-se por tudo e por nada”.
A Teoria dos 4 Humores, tem alicerces na Medicina Hipocrática, com mais de 2000 anos, sendo fascinante a associação com a Medicina tradicional e a Natureza. Resume-se em associar os elementos clássicos que constituem a matéria (Terra, Ar, Água e Fogo) aos temperamentos e personalidade das pessoas.
Uma pessoa melancólica, era denominada por “tristonha” ou “depressiva”, era influenciada pela Terra; uma pessoa sanguínea, era denominada por “bem-humorada” ou “tem bons ares” era influenciada pelo Ar; uma pessoa fleumática, era denominada por “pachorrenta” ou extremamente calma, era influenciada pela Água e por fim, uma pessoa colérica, era denominada por “mal-humorada” e até há quem diga “Tem maus fígados”, logo influenciada pelo Fogo.
Dou ênfase ao último temperamento, relacionado com o fígado, sendo característica de quem padece deste órgão a emissão de bílis de cor amarelada, quer através do vómito ou através das fezes, também de cor ocre. A bílis é produzida de forma contínua pelo fígado, sendo a vesícula biliar, localizada abaixo do fígado, o armazém deste fluído. O objetivo principal é degradar\ fracionar as gorduras que constam na digestão. É de referir que o fígado produz entre 600 a 1000 ml de bílis dia e a vesícula biliar contrai para expelir a bílis no trato digestivo.
Quase sempre existe sensação de enfartamento\ inchaço na zona abdominal, mais evidente à direita; vertigens ou tonturas, dores de cabeça, alterações visuais; cólicas e por vezes cor da pele amarelada (icterícia). Também quase sempre as pessoas que padecem destes sintomas têm sentimentos de ressentimento, indignação, amargura, que impulsionam a emoção da raiva, que é frequentemente escamoteada com depressão gerada pelo ressentimento contra alguém ou algo. A impulsividade, irritabilidade ocasionais são inoportunas, mas promovem mudanças, mesmo que inconvenientes, para o individuo. Por isso pessoas com este perfil, serem bons líderes e motivadores de uma equipa.
Quem é favorável da utilização da Medicina Tradicional Chinesa reconhece a influência do frio, calor, secura e humidade na recorrência de certas doenças, e mesmo a Medicina Ocidental valoriza a constância dos elementos exteriores ao organismo para manter a homeostasia. Os excessos e as deficiências nos comportamentos são as principais origens do surgimento das doenças crónicas.