SANFONINAS

Aquele pacote de açúcar
Gosto do açúcar amarelo. Desde pequeno. Faz torrões. O branco não. À socapa, roubava-se um para a boca. Um, dois, três – se a mãe ou o pai não nos descobriam de açucareiro de alumínio aconchegadinho ao peito…
Aprendi na escola que fora uma descoberta relevante. Primeiro, na Ilha da Madeira. E o açúcar, nesse século XV, fez as delícias de comerciantes. Veio, no século XVII, a concorrência do Brasil e toda a magnífica construção de engenhos, manobrados pela mão-de-obra negra ida de S. Tomé, Guiné e Angola. «Senhor de engenho», o senhor importante. Surgiram ao lado os solares (outro nome teriam, quiçá), casas apalaçadas a mostrar o estatuto elevado do senhor e que, depois, os brasileiros de torna-viagem copiaram em Portugal. Grande riqueza o açúcar brasileiro até que os bandeirantes adregaram entrar sertão adentro e deram em encontrar pepitas de ouro nos terrenos de aluvião.
Servia para a doçaria conventual, ninguém se preocupava nem sabia o que era isso da diabetes. Os doces, uma tentação; e os boticários até proclamavam os benefícios do açúcar no tratamento de maleitas várias.
Hoje, ai de ti se comes um torrão, olham-te de soslaio. «Ai tomas o café com açúcar? Eu já não tomo! Sabe-me melhor o café a café!». Pronto. Azar do açúcar, que não há boticário cientista que ora lhe proclame as benfeitorias.
Por isso apreciei deveras aquele pacote de açúcar. Houve um tempo em que coleccionei para uma das minhas afilhadas. Agora, seriam precisas 1001 gavetas ou álbuns para arrumar tudo, tantas são as campanhas. Gostei muito daquele, surgido assim que a epidemia aliviou. Bem pensados os dizeres. Profunda e bem ajustada a mensagem:’
Volte ao… BOM DIA SR. JOSÉ! É O JORNAL E UM CAFÉ!
Aquele reencontro matinal, descontraído, ante de nos encafuarmos no emprego, olhos fixos no computador. Saboreia-se o café, folheia-se o jornal, sente-se a textura do papel…
Abençoado quem tal pensou. Abençoado quem tenha voltado a poder usufruir da benesse tão eloquentemente assim enunciada! Oxalá que muitos! Muitos!