Reflexão sobre as eleições autárquicas em Viseu


O grande vencedor foi Fernando Ruas que conseguiu evitar uma hecatombe do PSD em Viseu apesar do partido socialista ter obtido mais 11,8% de votação em relação às últimas eleições autárquicas. No entanto, ficou o aviso que “nem tudo são favas contadas” e que é preciso parar para refletir e repensar algumas estratégias no PSD.
O PS, apesar de ter “metido a carne toda no grelhador”, saiu queimado, e nem as 3 visitas do secretário-geral do PS e também Primeiro-Ministro de Portugal para ajudar o seu protegido, conseguiram retirar a CMV ao PSD. A arrogância do PS em andar a pavonear-se com a bazuca teve um preço a nível nacional. A nível local os eleitores demonstraram que não querem “príncipes herdeiros”.
O vencido, João Azevedo, candidato do PS, afirmou na noite em que se confirmou a sua derrota eleitoral que “só se perde quando se deixa de lutar “ e que se provou “que em Viseu há alternativa e este resultado prova que daqui a quatro anos vamos ganhar as eleições”. Ora, é evidente que só perde ou ganha quem vai à luta e o candidato do PS deu muita luta obtendo uma votação e mobilização meritórias para as hostes socialistas. Como as eleições autárquicas são daqui a 4 anos, João Azevedo tem tempo para ficar a conhecer melhor o concelho e fazer uma oposição útil e construtiva. Resta saber se aqueles que foram nas listas do PS vão esperar tanto tempo pela concretização das promessas entretanto feitas!
Aguarda-se agora a remodelação governamental (para depois da aprovação do orçamento) para ver o que o PM vai fazer aos seus amigos socialistas que foram à luta e saíram derrotados. João Azevedo está na lista de espera e pode sempre ansiar por uma Secretaria de Estado em Lisboa para procurar um local para colocar o seu próximo outdoor.
Para os restantes partidos que concorreram à CMV há claramente derrotados à Esquerda (o BE) e à Direita (o CDS). Lamento que o partido Iniciativa Liberal (IL) não tenha confirmado nas urnas os bons resultados das sondagens.
Nas freguesias, o combate político também foi muito renhido e arrastou para a política cidadãos que nunca haviam pensados nestas lides. O PS conquistou as freguesias de Lordosa, Mundão, Repeses e São Salvador e Rio de Loba mas o PSD recuperou as freguesias de São João de Lourosa e Silgueiros.
Para finalizar, vamos aguardar que o PM regresse a Viseu em breve nem que seja para descerrar uma placa de qualquer coisita. Fica aqui o desafio!