REFLEXÕES

Posta perante as falhas cometidas durante o “restauro das Ruinas Romanas da Raposeira e a ausência de dados importantes na pequena publicação que daí resultou, terei por dever de consciência e pela Verdade, trazer a público alguns esclarecimentos sobre toda esta problemática. Assim vou socorrer-me da planta final de toda a área descoberta e sinalizar só alguns dos locais de extrema importância para melhor conhecimento histórico da construção.
LEGENDA
1 – Centro de trabalho oficinal – Casa com forja - localização do sítio do fole, da safra ou bigorna, da têmpera – um tanquinho de tijoleira para a água. No outro extremo uma lareira cavada na terra, emparedada com tégula e no chão uma laje negra das fogueiras, onde provavelmente os ferreiros faziam a sua comida. No exterior sul, um lastro em cascalho de granito seria um pátio. Ainda para sul destes ficariam as cortes do gado a ferrar e talvez espaços para abrigo dos trabalhadores. O terreno foi adquirido pela Autarquia entre 1997-98 para eventual continuação das pesquisas, futuramente. Para meu espanto passado algum tempo tudo foi aterrado, por quem? Tanto que ficou por conhecer !.
No corpo principal da estalagem
2 - Existia uma lareira, donde foram exumados significativos objectos em ferro.
3 – Provável local de armazenagem- Havia um numero incontável de fragmentos de recipientes contentores, de cerâmica ( dolia , ânforas, outros potes).

(Continuação da legenda da imagem, no número seguinte)