REFLEXÕES

(Cont. da legenda da edição anterior)
5 - Espaço onde existiria provavelmente uma escada para o andar superior.
6 – Grande átrio com saída para o exterior leste através de uma porta com colunatas ( 4 ). Este átrio ainda tinha o pavimento em “opus signinum” que poderia ser base para um outro mais rico. Mas com o restauro desapareceu!
7 – Cozinha- ainda tinha o pavimento do lar “ lareira” com cinzas, num dos cantos estava fixo na terra a metade inferior de um grande “dollium” provável contentor de água para serviço da cozinha e que deveria ser cheio pelos criados. Também não foi consolidada. Desapareceu.
8 – Localização duma terceira lareia.
9 – Pátio com o lajeado de pedras irregulares havendo acesso para uma provável latrina (10) e não “um poço” como foi interpretado pela equipa de restauro. Clarificarei mais tarde.
11 – A enorme conduta por onde seria conduzida grande quantidade de água captada em poços no sopé do Monte Sra do Castelo.
12 – O corpo das termas foi francamente restaurado apressadamente. Com menos preocupação na economia, poder-se-ia ter feito parte da sua reconstituição porque se tinham dados concretos .
Lamentamos que uma importante base de informação sobre os achados tenha sido ignorada….
Há ainda mais para clarificar. Quanto a mim num restauro correcto não basta deixar muros muito direitinhos e apagar aquilo que se pensa ser supérfluo, lateral, sem importância. Lá iremos.