IMAGINANDO

Parte 99
ONDAS CEREBRAIS: O QUE SÃO E O QUE FAZEM
Parte 1
Como nosso cérebro funciona em função das diversas ondas cerebrais, vamos numa síntese explicar esse mesmo funcionamento, porque ele depende da frequência em que vibramos.
No momento atual, podemos avaliar através de um aparelho de Eletroencefalograma moderno
Iniciemos pelas Ondas cerebrais. O que são?
Ondas Cerebrais,
são ondas eletromagnéticas que resultam da atividade elétrica das células cerebrais.
Como a amplitude de cada tipo de onda está diretamente relacionada com as mudanças de estados de consciência, as ondas Cerebrais têm a capacidade de modificar as respetivas frequências, que dependem das diversas atividades do ser humano, no seu dia a dia.
Ondas Gama
, são ondas cerebrais com as frequências mais altas (40 a 100 Hertz) e da qual podemos tirar partido quando o cérebro está num período de aprendizagem. Elas estão associadas à integração de informação de todas as regiões do cérebro havendo uma conexão, porque todas se sincronizam.
Quando o cérebro produz muitas ondas Gama, além de refletir uma organização neural completa, também reflete uma grande atenção. Como exemplo podemos pensar na função cerebral sincronizada de uma criança a brincar, a revelação de determinado problema que nos preocupava ou um escritor inspirado numa obra prima. Elas estão associadas a níveis com funções muito elevadas, criatividade e integração. Aos monges após meditação, nos seus cérebros foram detetados grandes clarões de Ondas Gama, atingindo maior intensidade quando entraram em “extase”.
Ondas Beta
:
·Beta Alta
(15 a 40 Hz). Típico das pessoas com ansiedade, stressadas e frustradas. Quanto maior fôr esta amplitude, menos capacidade de decisão elas têm, porque o fluxo sanguíneo que vai para o “cérebro pensante” tem uma redução de cerca de 80%, provocando falta de oxigénio e nutrientes, que impedem o cérebro de pensar com clareza.
· Beta baixa
(12 a 15 Hz). Sincronizam as funções automáticas dos nosso corpo. Absolutamente necessárias em ações criativas, porque entram em estado de vigília, deixando a pessoa com a mente concentrada ao executar um trabalho que necessite de grande atenção. É uma onda de cognição sempre presente quando estudamos, cozinhamos, dirigimos um veículo etc., e que exige o máximo de reflexão.
·  Continua…