“Em terra de terra de cegos quem tem olho é rei!”


Já a sabedoria popular sabia estimar a importância da visão, apesar de ser uma metáfora que ilustra o sentido de oportunidade e a vantagem de ter mais “visão” ou conhecimento, escolhi este provérbio com o intuito de alertar sobre a saúde ocular.
É cada vez mais evidente, a necessidade de doenças do foro ocular ou visuais na população, sendo transversal à idade. Normalmente algumas crianças podem já ter problemas congénitos ou de nascença, mas só há um alerta aquando da entrada para a comunidade escolar devido à dificuldade em acompanhar as atividades. Daí já existirem alguns centros de saúde que realizam avaliação dos olhos das crianças a partir dos 2 anos, para além da conhecida avaliação visual da consulta médica\ enfermagem aos 5\6 anos. Este rastreio realizado nas crianças de 2 e 4 anos é gratuito, e realizados por profissionais com formação na área de oftalmologia com o objectivo que encaminhar prováveis alterações visuais para consultas de oftalmologia a nível hospitalar. A operacionalização desta norma, tem sempre alguns obstáculos… Mas caso os direitos alheios invadam os seus direitos, saiba que a maior parte das ópticas têm profissionais que realizam estes exames de forma rápida e gratuita! E de que vale imputar a responsabilidade na burocracia estatal quando quem se prejudica é o seu filho\a?
Também a restante população não está isenta de avaliação visual, especialmente se tiver sintomas tais como vista cansada, olhos vermelhos, vista turva, pontos escuros no campo visual, ardor ocular, sensibilidade à luz. Quando estes sintomas ocorrerem, se desvalorizar surgem quase sempre atribulações. Devido ao distanciamento geográfico e à diminuição do acesso aos especialistas médicos do foro oftalmológicos, as fatalidades podem ser irreversíveis! Logo a prevenção impera nos casos de problemas crónicos, com o objectivo de não chegar a cegueira! Já existe um rastreio do foro oftalmológico para pessoas diabéticas e até é aconselhado aos hipertensos, mas com o receio de redundância volto a persistir na rede de clínicas\ oculistas sempre disponíveis, conforme agendamento, com profissionais certificados e credenciados!
Porque hoje em dia a visão é um dos sentidos mais necessários, e não tenha apreensão em ser “sabichão” e manter os dois olhos saudáveis! Porque sábio é aquele que antecipa os problemas que pode prevenir!