Autoconhecimento: um caminho de reflexão


Há sempre uma altura do ano que somos impelidos a refletir sobre a nossa vida. Quase sempre a transição do ano confere esse comportamento analítico, revivendo histórias e memórias que foram presentes na nossa vida. Por vezes estamos assoberbados com as tarefas diárias para conceder tempo para pensar sobre nós próprios, e colocamos em terceiros responsabilidades como se a culpa seja direcionada para outros.
Mas afinal anular o que sente e pensa fornece mais segurança? Desconhecer o que pode mudar na sua vida irá proporcionar mais tranquilidade? Será que a apatia do viver é melhor do que o despertar para a realidade de ser uma pessoa única? Porque se não o fizer o mais certo é a angústia, o tédio serem os seus companheiros nos diálogos insípidos, sendo alheio a aproximação da frustração e do envelhecimento precoce!
Sair do piloto automático não é tão óbvio, e estímulos externos, tais como desemprego, doença prolongada, rutura de uma relação, morte de um ente próximo, são os principais desencantadores de refletirmos sobre a nossa vida. Sair do papel secundário para o papel de protagonista da sua própria vida dá um poder de autonomia dignos de um artista que cria uma obra prima: o enredo da sua vida.
Claro que existe uma parte acomodada de si próprio que vai lutar com unhas e dentes para se manter agrilhoado ao pré-estabelecido, ao que já existe, ao que é suposto ser seguro. Pode até reconhecer alguém que é essa voz que impede de refletir por si próprio, mas considere que a sua vida é efémera para ser desperdiçada em longos suspiros sonhando no que é impossível. Questione-se: Qual a melhor coisa que tem em si? O torna de si uma pessoa única? O que lhe traz paz? O que lhe faz sorrir? Sente que é estimado por quem o rodeia? Gosta da versão presente de si?
Pode sentir que as respostas obtidas são insatisfatórias, mas recorde que o poder de as alterar está nas suas mãos. Retire o negativismo no seu discurso, porque já existe alguém que vibra em deitar no chão a sua autoestima, mas só faz efeito se aceitar sem se perdoar. Ninguém é perfeito, e apontar o dedo ao outro é sinal que essa pessoa ainda tem um caminho de perdão para percorrer! Saber escutar a si próprio é sinal de crescimento e oportunidade de criar mudanças e aumentar a confiança! Quer seja uma decisão de novo ano ou não, aproveite a vida e conheça a si próprio para ter mais vivacidade em si!