Câmara de Mangualde faz levantamento do cadastro de captações de água


A seca provocada pela falta de precipitação que alastra por todo o país tem causado grande preocupação aos autarcas. Neste sentido, a Câmara Municipal de Mangualde vai fazer o levantamento do cadastro de captações e reservas de água desativadas, para que possa ativá-las em caso de necessidade, referiu Marco Almeida, Presidente da Câmara à agencia Lusa.
De acordo com as declarações do presidente do Municipio “Estamos a falar de mais de 40 captações de água. Temos um número significativo que não sabemos como estão. A ideia é fazer o levantamento do cadastro para podermos ativá-las a qualquer momento, sempre que seja necessário”.
A autarquia dispõe de algumas captações de água ativas, que usa principalmente para regas dos espaços verdes públicos mas, também aqui, haverá redução de gastos. “Onde havia duas regas ao dia, vai passar a uma, e nos espaços em que a rega era de uma hora e vai ser reduzida para metade”, acrescentou Marco Almeida.
A Câmara já arrancou também com uma ação de sensibilização para esta questão, fazendo um forte apelo ao não esbanjamento da água. “As pessoas não olham para a água como olham, por exemplo, para os gastos de eletricidade. Inconscientemente, criámos o hábito de desligar uma luz que não esteja a ser necessária, mas no que respeita à água não fazemos muito isso”, lamentou.
Ainda em declarações à agência noticiosa Marco Almeida mostrou a sua preocupação quanto à situação na agricultura. Nomeadamente a falta de água nos pastos e nas árvores de frutos vermelhos.