Parentalidade: outra forma de crescimento


Para não fugir à norma, e ser aceite pela sociedade, uma das exigências de quem tem filhos, é: serem alunos promissores para terem um lugar assegurado no mercado de trabalho. De fato, ser pai\ mãe nos dias de hoje, é muito mais desafiante que nos tempos dos nossos avós.
Antes ouvia-se “tudo se cria”, com o tom sábio de ensinar a criança o que é ser homem. O carinho e o afeto eram presentes, mas a disciplina e a responsabilidade eram constantes, para o futuro incerto que se vislumbrava. Certo, era a amargura de não ter luxos, mas a doçura de ser simples e aceitar o inevitável.
Hoje, a pressão de ser pai\ mãe acarreta uma preocupação permanente com a frase “e agora?” Desde a dificuldade em adaptar à nova realidade, que é ser responsável por um ser em desenvolvimento a todos os níveis, e satisfazer todas as suas necessidades. Conciliar com o tempo de trabalhar; gerir uma casa e outras dezenas de tarefas, torna-se quase uma odisseia prolifera de obstáculos. Quase faz lembrar as corridas de barreiras: “Será que vou ser despedida? Será que conseguimos pagar as despesas todas? Será que consigo …Será que… ”
O prazer de ser pai, mesmo numa gravidez não planeada, é outra forma de nascer. Conhecer uma faceta diferente da pessoa perante o seu papel de ser educador, e não tão somente, um agente para gerar alguém. Ser pai assume um conjunto de competências que nem todos temos, mas ter consciência que temos de aprender, já torna a experiência mais confortante. Não existem pais exímios, assim como não há filhos perfeitos. Faz parte desde o momento que somos pessoas conscientes, que se somos filhos também podemos ser pais. Dar afeto, confiança e segurança já é um principio para esta tarefa sempre inacabada de ser pai, no entanto é sempre necessário ensinar aos filhos que o mundo tem riscos e acarreta sempre incertezas e coisas imprevisíveis. A demora da emancipação dos jovens adultos; a dependência financeira dos pais; o elevado custo de vida, resulta numa eterna ajuda parental, e aqui surgem os conflitos comunicacionais. Pai\ mãe e a cultura do sucesso, são elementos de uma equação cujo o resultado nem sempre é o esperado. É natural ter dúvidas, é natural ter medos, mas o tempo é mais rápido do que imaginamos… Ser pai é sempre uma oportunidade de sentir o que é viver, sempre aprendendo!