Coisas importantes na vida


A vida é algo muito mais complexo do que apenas existir e por isso é normal que ela também precise de outras coisas para que se consiga viver de uma forma mais completa. Podia enumerar as coisas mais importantes que devemos tentar ao máximo manter na vida: saúde, família, amigos, trabalho, paz, amor, relacionamentos, conhecimento, educação, desenvolvimento, mas isto vai variando conforme a idade e as necessidades.
Os últimos dois anos alteraram a nossa maneira de estar, viver e pensar. Devido à pandemia e mais recentemente devido à Guerra na Ucrânia muita coisa mudou e vai continuar a mudar e não sabemos até quando, com que consequências e com que mazelas iremos ficar.
Li recentemente uma reflexão interessante do CEO do Google, Sundar Pichai, que fez um discurso e em apenas 60 segundos, ele disse: “Imagina que a vida é um jogo de 5 bolas que tu manipulas no ar tentando não deixar cair essas bolas. Uma deles é de borracha, e o resto são de vidro. As cinco bolas são: trabalho, família, saúde, amigos e alma. Não vai demorar muito para que percebas que o trabalho é a bola de borracha. Sempre que a deixares cair, ela vai voltar novamente, enquanto as outras bolas são feitas de vidro. Se uma delas cair, não voltará à sua forma anterior. Essa bola ficará danificada, rachada ou até mesmo em estilhaços. Tens que estar ciente disso e esforçar-te para não deixar cair nenhuma bola de vidro. Gere o teu trabalho de forma eficiente durante o horário de trabalho, dá o tempo necessário para tua família e amigos, descansa adequadamente e cuida de tua saúde. Se te deixares cair, não será fácil voltares a ser como eras.” (Fonte: LinkedIn)
Um dos principais valores de Sundar Pichai é não ver só o seu próprio sucesso mas focar-se também no sucesso dos outros. Nas suas intervenções dedica muita atenção ao facto de que o seu êxito se baseia nos êxitos dos que o rodeiam e em como consegue fazer as pessoas à sua volta bem-sucedidas e felizes apesar do denominador “tempo”.
Os seres humanos, com todos os seus desejos e vontades, são subordinados ao tempo. Às vezes, ele é como um tirano que nos obriga a decidir, e não permite que voltemos atrás. Outras vezes, passa muito rapidamente e nos arrasta (quem passou pela paternidade/maternidade sabe do que falo!). Ou vai muito lentamente e nada acontece…
Frequentemente, o tempo nos surpreende, nos move, nos educa na paciência. Se ele dá frutos, agradecemos pelo que vivemos. Mas se ele demora, é difícil de ser compreendido e se torna insuportável. Por isso, é indispensável esperar com paciência os tempos de nossa vida, pois no jardim imenso que é a vida, quem luta e trabalha, às vezes mesmo em situações desesperantes, encontra sempre uma solução!