BENÇÃO DOS CAMPOS PERFIL DE LUZ

TRÊS DE MAIO DIA DE SANTA CRUZ
No dia de Santa Cruz é evocada uma das mais antigas solenidades da lgreja para celebrar a exaltação do Triunfo de Cristo sobre a morte. Nesse dia é colocada em todos os campos de cultivo uma cruz de madeira enfeitada com o ramo do loureiro, da oliveira e do alecrim benzidos na missa de Domingo de Ramos. É uma maneira singela de pedir a interceção de Maria, Nossa Senhora junto de Seu Filho para que abençoe todos os campos. A cruz é o trono onde Jesus exerce a Sua realeza. Efetivamente várias são as tradições que apontam o dia três de Maio como um dia Santificado ao qual estão ligadas diversas lendas.
O Santo Lenho, roubado séculos mais tarde pelos Persas, terá sido recuperado pelo imperador Heráclio que o leva às suas próprias costas desde Tiberíades até Jerusalém, onde a Cruz foi entregue ao patriarca Zacarias no dia 3 de maio de 630, data que recebeu a designação de dia de Santa Cruz.
Já torrados e luzidios, os campos aguardam a colheita. Os homens não se fazem rogados. Da semente abençoada nasce a espiga do milho, a ceifar, desfolhar, malhar e a vender em mais uma feira de produtos. Na labuta da apanha, a uva dá uma especial frescura ao Verão que se despede. A tarefa é árdua, o empenho é comunitário, mas a todos move o cuidado com o fruto do néctar dos deuses. O vinho, esse, apura sabedorias nas adegas das casas. Ao esforço segue-se a recompensa. A fartura aviva as memórias e devoções. Suculentas as uvas e rijo milho num ano mirrado e doente no outro, a comunidade sabe que deve manter-se leal aos seus ritos de bênção e agradecimentos. As pragas, pestes e maleitas de outros tempos precisam ainda de ser esconjuradas.
O dia de Santa Cruz é marcado por ser o primeiro dia das sestas, era a partir desta data que eram permitidas as trabalhadores rurais duas horas diárias de descanso.
Os tempos guardam a magia das colheitas que se fazem festa. Depois do trabalho louvar a benesse, saborear a embriaguez dos frutos colhidos.
Um breve e merecido interregno até às colheitas que se seguem.