9 de Maio – Dia da Europa


No ano passado, sobre este mesmo tema, escrevi que: “No pós-pandemia, a Europa tem de ser mais exigente consigo própria, tem de seguir uma missão de afirmação e poder, e isso só se consegue através de uma liderança unida e forte que não adie nem ignore a nova realidade e os novos desafios para não comprometer o futuro da União Europeia.”
Um ano se passou e muita coisa mudou.
No Dia da Europa celebram-se as fundações da atual União Europeia. Hoje, ter nascido num Estado-Membro da União Europeia é sinónimo de ser cidadão europeu.
Também não se deve deixar de exortar a solidariedade como veículo para a paz mundial. Este dia 9 de maio de 2022 foi, lamentavelmente, manchado pela guerra no continente europeu. Diante da invasão da Ucrânia, dos massacres e atrocidades cometidas contra a população civil e das constantes violações dos direitos humanos e do direito internacional humanitário que temos assistido, é premente repensar a Europa, repensar o modelo e estratégias de defesa, a dependência energética da Rússia, a adesão de novos Estados à União Europeia e o plano de revitalização da Europa.
À semelhança da Europa do pós-2ª Guerra Mundial, a atual Europa também não se fará de imediato e, tomemos consciência disso, a União Europeia é um projeto inacabado, permitindo constantes desenvolvimentos e mudanças na história. Será necessário amparar nos alicerces da democracia e do Estado de direito tudo o que a Rússia destruiu. E se, aquando da “Declaração Schuman”, esta Europa dependeria da solidariedade, atualmente, a solidariedade será a fonte que permitirá ao Estados-Membros e à restante Europa recuperar deste duríssimo golpe. Uma solidariedade que não passou (e nem passará!) indiferente ao sofrimento de um povo.
No cenário de guerra que vivemos, é difícil honrar o dia 9 de maio, contudo, é na mais profunda adversidade que se consolida a união. A importância de se trabalhar em prol da paz na Europa é cada vez mais evidente no momento em que destacamos a nossa união e solidariedade para com a Ucrânia.
Hoje, é fundamental gritar bem alto os valores europeus.
Juntos, temos de construir uma Europa mais forte, com valores, coesa e solidária.
A Europa somos nós, todos, sem exceção. Mais do que nunca, hoje percebemos que só temos força se estivermos unidos, só vencemos os desafios se derrubarmos os egoísmos e os totalitarismos.
Somos, orgulhosamente, europeus!