SANFONINAS

O sol-pôr
Por mais que se esmere, jamais alguém pode descrever o sol-pôr. Um dos casos em que, queira-se ou não, o feitiço dos cambiantes inebria os mais empedernidos, mesmo quando há nuvens densas de permeio e ténue raio espreita acolá como que a dizer adeus.
Neste Verão passado, ao sol-pôr, os pardais do bairro decidiram passar a noite no frondoso pinheiro manso do Luís. E era vê-los aos grupos, num chilreio, a luz da tarde fenecia, saudarem-se mutuamente, a procurar aconchego. Noutra semana, optaram pelo alto cipreste do Nuno – e foi a mesma algazarra, antes dos pios mais enternecidos de quem hesita até ao último momento em pôr a cabecinha sob a asa.
Há dias, a minha neta Maria convocou as amigas a terminarem a sua festa de aniversário sobre uma das arribas da Praia das Maçãs a contemplarem o sol a pôr-se. Mal ela sabe (ainda lhe não expliquei) que, justamente por ali, no Alto da Vigia, se encontraram inscrições dedicadas ao Sol e à Lua, como divindades, tal o fascínio que o sítio despertou nos Romanos, há dois mil anos. Aliás, é nossa convicção de que os governadores da Lusitânia não gostavam de terminar seu mandato sem irem até ali, como que em peregrinação. Tem um génio próprio o local.
A 17 de Março de 1995, regressavam do Museu Nacional de Arqueologia os participantes num congresso internacional de Epigrafia, sobre religiões antigas, que se estava a realizar em Sintra. Era ao fim da tarde e, sub-repticiamente, combinei com os motoristas dos autocarros que parassem ali antes do Cabo Raso. O pessoal desceu e interrogava-se da razão da estranha paragem, se, ao que parece, inscrição romana não deveria haver por ali. Respondi que eu próprio não sabia do porquê. Até que, pouco a pouco, a sedução cumpriu-se. E foram às dezenas os disparos das máquinas fotográficas, enquanto o silêncio imperava. «José, sei un stregone!», cumprimentou-me um amigo, de olhos húmidos de emoção. Respondi-lhe: «Não, Giancarlo! O Feiticeiro não sou eu!».
Eugenia Serafini enviou-me, há dias, a pintura anexa, o que se chama (soube-o agora) um haiku ilustrado. E reza o poema:
«Os derradeiros voos salpicam de dourados desejos o sol-pôr».
Esse, o nosso anseio, quando o Sol, lento, desaparece na linha do horizonte: a certeza de que, no dia seguinte, do outro lado ele vai nascer!…