CONSULTÓRIO

AMIGDALITE
O que sabe sobre a Amigdalite (ou as anginas)?
A Amigdalite não é, geralmente, uma doença grave, mas pode vir a sê-lo!
E pode ser tão dolorosa que se pode tornar angustiante!
Vermelha ou branca, viral ou bacteriana., a amigdalite é uma das principais causas de consulta médica.
Deve preferir-se o nome de Amigdalite ao de Angina por esta se referir, quase sempre, à Angina pectoris que está relacionada com a dor do enfarte do miocárdio
A Amigdalite, por vezes, pode levar à cama com uma febre forte, uma dor de garganta tão intensa que o tentar deglutir a própria saliva pode ser extremamente penoso. É este o quadro de uma Amigdalite que é muito frequente nas crianças, mas em que os adultos não estão, de modo nenhum, afastados.
O que é, afinal, uma Amigdalite?
Existem vários tipos de Amigdalite, doença caracterizada por uma inflamação da garganta. A diferença entre Amigdalite vermelha ou branca, que define a cor da garganta doente, não corresponde a duas doenças em particular, porque várias de entre elas podem criar uma ou outra das cores. Em ambos os casos, domina a dor de garganta, que pode ser muito intensa, com dificuldades na deglutição, febre e, muitas vezes, dor de cabeça. Outros tipos de amigdalite podem acompanhar-se de sintomas de coriza, ou de vómitos.
Mas o que conta é a diferença entre a Amigdalite de origem viral e bacteriana: em primeiro lugar porque o tratamento não é o mesmo, mas também porque uma das anginas bacterianas, a causada pelo Estreptococo hemolítico do grupo A, pode causar complicações graves, nomeadamente ao nível do coração e dos rins.
Como se trata uma Amigdalite?
O tratamento principal de uma angina é o dos sintomas: desde medicamentos para fazerem baixar a febre e diminuir a dor, a desinfectantes para a garganta. A maior parte das vezes são o suficiente. Os gargarejos de água morna com bicarbonato, sal ou outro desinfectante ajudam muito.
Os antibióticos apenas têm indicação no caso de uma amigdalite de origem bacteriana, que pode ser facilmente diagnosticada por um exame bacteriológico feito ao exsudado da garganta, através de uma zaragatoa.
Se o médico prescrever um antibiótico é importante cumprir o tratamento na íntegra e não parar porque os sintomas desaparecem. Parar precocemente um antibiótico é a melhor maneira de criar bactérias resistentes.
Existe uma precaução particular no caso das crianças?
Se a prescrição de antibióticos não é automática, mesmo no caso das crianças, a consulta médica deve sê-lo. É importante que o médico possa determinar a presença eventual do Estreptococo na garganta e, assim, possa prescrever o antibiótico adequado ao caso.
Como é que se apanha uma Amigdalite?
Apanha-se-se por contacto directo ou por projecção de gotículas infectadas.
A regra, se não está doente, é evitar o contacto e lavar frequentemente as mãos se uma pessoa do seu ambiente familiar está doente.
Para os doentes é também importante lavar as mãos mas, sobretudo, tapar o nariz e a boca sempre que tosse ou espirra.
O uso de máscara, agora tão necessária por causa da Pandemia a SARS Cov2, ajuda muito na prevenção da doença.
No caso de uma angina bacteriana, a tomada dos antibióticos diminui o período de contágio da doença.