PROJETO EDUCATIVO “HERÓIS DO SOL SAUDÁVEL”
PASSOU POR INSTITUIÇÕES DE MANGUALDE

Na manhã do passado dia 6, acompanhamos a divulgação do projeto educativo “Heróis do Sol Saudável” da Liga Portuguesa Contra do Cancro, na Obra Social Beatriz Pais. Este projeto que existe desde 2017, tem percorrido escolas e instituições por todo o país e, neste mês de julho chegou a Mangualde, através do Grupo de Voluntariado de Mangualde, onde tem realizado várias ações de sensibilização junto dos mais pequenos, mostrando a importância da proteção que deve ser adotada em relação à exposição solar.
Neste sentido, Cidália Gonçalves do Núcleo Regional do Centro, explicou aos mais pequenos as medidas a adotar no que respeita à proteção solar e, para uma melhor compreensão e interiorização por parte das crianças, o projeto faz-se integrar de um jogo que é disponibilizado às instituições por alguns dias.
No final do evento e em declarações ao nosso jornal Cidália Rodrigues referiu que além deste, o Núcleo encontra-se a lançar um novo projeto “As minhas aventuras contra o escaldão” e que, se espera venha também a Mangualde percorrer o mesmo trajeto.
Em relação ao “Heróis do Sol Saudável” refere-nos que será certamente a faixa etária, esta dos mais pequenos a nível do pré escolar e 1º ciclo, a que melhor se sensibiliza, uma vez que, quanto mais novos mais despertos para estas questões, sem deixar esquecer que neste aspeto da proteção solar, pais e professores têm também um papel muito importante. “É fundamental que os adultos possam perceber que o que acontece na infância, nomeadamente em relação à nossa pele, vai-nos acompanhar ao longo da vida”, frisou.
O cancro da pele tem uma prevalência muito elevada, tem vindo a aumentar muito nos últimos anos e está muito relacionado com fatores comportamentais. O cancro da pele é dos mais fáceis de prevenir. Sabemos qual é a causa mais direta, a exposição solar, e à partida é também um cancro que não é muito difícil de detetar, analisando e fazendo um autoexame da pele de dois em dois meses, verificando se há alguma alteração em algum dos sinais da pele é a maior parte das vezes suficiente para evitar pequenos deslizes.
Cidália Gonçalves terminou alertando, “Não pode haver sequer pequenos deslizes, porque um pequeno deslize pode comprometer a nossa pele”.