Her Majesty Queen Elizabeth II


21 de Abril de 1926 - 8 de Setembro de 2022
“A dor é o preço que pagamos pelo amor”. Esta foi uma das frases de Isabel II que ficará para a História.
A Rainha Elizabeth II morreu com 96 anos e estava no trono desde os 25 anos. A sua morte marca o fim de um dos reinados mais bem-sucedidos em qualquer monarquia contemporânea.
Sob o seu reinado, a monarquia da Grã-Bretanha não sobreviveu apenas, foi absolutamente popular e acarinhada por todo o mundo. Na verdade, Isabel II não foi uma Rainha. Foi a Rainha. A personificação do intocável, o que a tornou maior que a sua existência, talvez até maior que a própria coroa.
Serão enumerados os primeiros-ministros que empossou, Presidentes, Papas e demais altas entidades com que se reuniu, ou mesmo os diversos mundos com que lidou dentro do mundo em que viveu, mas tudo não passará de minudências num legado tão singular mas simultaneamente tão grandioso quanto o seu. São apenas circunstâncias menores de quem viveu noventa e seis anos de idade.
Isabel II dedicou toda a sua vida e quanto nela houvesse ao povo e fronteiras do seu Império. Certamente que dentro da Rainha Isabel II haveria apenas uma Isabel, uma mulher, uma filha, uma mãe, uma esposa, uma avó. Mas de tudo isso abdicou, que é como quem diz abdicou de si própria. É algo místico. Único. Os grandes exemplos mundiais estão a partir e a renovação dos grandes vultos teima em não aparecer. Isabel II já não é Rainha de Inglaterra mas será sempre Monarca dos corações.
Isabel II foi rainha de outro país, mas enquanto aprendia, ensinou-nos muito.
No Financial Times, o historiador Simon Schama defende a ideia de que Isabel II era muito mais do que a Chefe de Estado do Reino Unido, era a essência do ser-se britânico isto sem nunca perder o sentido da sua missão.
Mas e agora, o que será do Reino Unido sem a sua Rainha e sem a Europa? Quais serão as prioridades do Rei Carlos III? Como vão reagir os súbditos da Coroa?
No entanto, com o Brexit, política e economicamente a Grã-Bretanha nunca foi uma nação tão isolada, uma nação tão próxima da desintegração face à pressão para a independência da Escócia e a pressão para a unificação da Irlanda do Norte. Este é um país com quatro Primeiros-Ministros em seis anos de Governo. Neste cenário, Carlos III será o primeiro Rei da nova era pós-Brexit.
God save The King.