IMAGINANDO

“OS CÓDIGOS DA SABEDORIA:
CÓDIGO 2
Prece Budista de refúgio (Fonte: Prece Budista Tibetana de refúgio)
Código de proteção, e quando necessária a um nível espiritual  por um determinado período.
Este Código é conhecido pelos nomes :
·Prece de Refúgio ·Prece Atisha de Refúgio ·Refúgio nas três jóias
e que na tradição Tibetana é chamada de Kyamdro,  ou seja, a procura de refúgio em três jóias do Budismo.
·Buda – Ser Iluminado, que descobriu o caminho
·Darma - A eterna verdade da realidade
·Sanga – A comunidade com outros Budistas (Monjes, Monjas etc.)
Uma anatomia da Proteção Budista Tibetana:
Os códigos químicos da vida humana, as nossas sequências de ADN, são normalmente simplificadas através do uso de quatro letras, que representam as quatro proteínas que tornam a vida possível, visto algumas proteínas conterem centenas de aminoácidos que ao utilizarem diferentes combinações das letras, se torna possível ler, escrever e descrever depressa e com facilidade.
·C – Citosina ·T – Timina ·A – Adenina ·G – Guanina
A prece Budista, também na sua essência, funciona semelhante a estas letras, mas representada por três versos curtos e regidos por quatro princípios.
Nos Ensinamentos de Buda, Refúgio, significa proteção do sofrimento adoptando formas de pensar  e viver, tomando a forma dos quatro princípios, já anteriormente mencionados.
Princípio 1 – Refúgio no Buda
Significa comprometer-se numa linha de pensamento consciente, com a intenção de atingir um  estado mais elevado de consciência em si mesmo e em relação ao mundo e que Buda diz, ser possível em nossas vidas.
Princípio 2 – Refúgio no Darma
Quando e segundo as Escrituras Budistas, criamos harmonia nas tão agitadas e receosas emoções da mente.
Ao mudarmos as atenções caóticas do mundo para uma verdadeira harmonia, ela reflete-se no corpo físico, havendo uma libertação do medo e do sofrimento.
Princípio 3 – Refúgio no Sanga
Quando aprendemos  a passar a maior parte do tempo com seres, que estão já num estado elevado de consciência, (Bodhisattva) e que se permitem baixar de vibração para nos poderem acompanhar e fazer diminuir o sofrimento enquanto não atingimos aquele estado de Iluminação.
Princípio 4  – Reze por uma duração ilimitada
Diz-nos e para conclusão do Código da Sabedoria 2, que o refúgio e a proteção que pedimos, deve manter-se até obtermos a Iluminação e nos tornarmos um Bodhisattva.
São estas quatro combinações que geram a Fonte do Código.
Tradução do Código 2
Em Buda, Darma e Sanga, encontro refúgio até obter a Iluminação.
Nota: A partir de um estado de harmonia coração/cérebro, recitem o código acima, que se encontra em resumo, linha a linha, seja em silêncio ou em voz alta, até sentirem um acréscimo na vossa confiança, e a certeza de que não estão sozinhos. Muito importante é interiorizar este código com o foco na consciência, na respiração e em sintirem com o coração em vez de com a mente.
Baseado no Livro “Códigos da Sabedoria”
Autor: GREGG BRADEN”, (Ver biografia na Internet)
 A Técnica Rápida de Coerência:
Comece por alterar o seu foco para o coração e para a respiração.
Mude o seu foco da sua mente para a área do seu coração e comece a respirar um pouco mais devagar do que o habitual, como se a respiração viesse do coração. Quando desacelera a sua respiração, está a enviar um sinal ao resto do corpo, e ao seu coração em específico, de que está  num sítio seguro e pode virar a sua atenção para dentro.
Este passo pode ser uma técnica poderosa e individual quando se estiver a sentir esmagado pelos acontecimentos do dia, ou desejar apenas estar mais conectado consigo mesmo. Também serve de base para o passe B que se segue.
Ative os seus sentimentos positivos. Do centro do seu coração, faça uma tentativa sincera para obter um sentimento regenerativo, como gratidão, apreço, ou carinho por alguém ou alguma coisa na sua vida. A chave neste passo é criar primeiro o sentimento o melhor que conseguir e, depois, render-se ao sentimento, entregando-se totalmente a ele, ao mesmo tempo que permite que ele irradie do seu coração para encher o seu corpo e percorrer todo o seu ser.
Os simples passos que se seguem criam as condições no corpo para otimizar a harmonia e a coerência entre o seu coração e o seu cérebro. (Adaptado com autorização do HeartMath Institute)
fjcabral44@gmail.com