GNR

CAOSSS

DETENÇÃO POR MAUS TRATOS A ANIMAL

Militares do Posto da Guarda Nacional Republicana de Nelas detiveram em flagrante delito, no dia 31 de Outubro de 2015, um cidadão de 43 anos, residente naquele concelho pelo crime de maus tratos a animal.

Os factos ocorreram em frente ao Posto da GNR de Nelas, tendo sido presenciados pelo militar que se encontrava de serviço, após ter sido alertado por alguns cidadãos.

O detentor do cão parou em plena praça do Município e por diversas vezes, enquanto gritava para o animal, com uma mão apertava-lhe o focinho e com a outra desferia-lhe murros na cabeça, perante este facto, foi o indivíduo de imediato detido.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal de Nelas, no dia 2 de Novembro de 2015, tendo-lhe sido retirado o animal, que foi entregue a uma Associação Zoófila de Nelas.

No distrito, já foram elaborados mais de 26 autos de notícia por crime de maus tratos e abandono de animais de companhia.

O crime de maus tratos a animais de companhia encontra-se previsto no artigo 387.º do Código Penal e prevê pena de prisão até um ano ou pena de multa até 120 dias, para os agressores.