CONSULTÓRIO

dr. raul
O QUE FAZER QUANDO SE ESQUECE DE TOMAR A PÍLULA?
Como gerir um esquecimento da pílula? Quais as regras básicas? Existem períodos com mais risco de gravidez do que outros?
A pílula é um dos meios de contracepção mais eficazes. Mas um esquecimento pode ser o suficiente para que uma gravidez se possa desenvolver.
A primeira coisa a ter em atenção é que a pílula deve ser sempre tomada à mesma hora. Deve-se encontrar o momento mais conveniente a fim de nunca se esquecer. Se necessário deve programar o despertador ou o telemóvel para avisar da hora da tomada da pílula.
Em seguida, tudo depende se toma uma pílula progestativa (ou microprogestativa) ou estroprogestativa (que contém progesterona e estrogénios)
Em caso de esquecimento de uma pílula progestativa:
Um esquecimento é considerado como tal quando tem 3 horas de atraso.
Se for esse o caso, tomar imediatamente a pílula esquecida.
Se teve uma relação sexual nos cinco dias que precederam o esquecimento deve, além de tomar a pílula esquecida, tomar a “pílula de dia seguinte”.
Em caso de relações sexuais nos 7 dias que seguem o do esquecimento é necessário utilizar um preservativo.
No caso da pílula progestativa não existe um período com mais risco do que outro. A pílula progestativa é uma pílula microdoseada que não bloqueia a ovulação e é por esta razão que deve ser tomada de forma continuada, sem semana de interrupção.
Em caso de esquecimento de uma pílula estroprogestativa:
Um esquecimento é considerado como tal quando tem 12 horas de atraso.
Os períodos de maior risco de gravidez, em caso de esquecimento de pílula, são a primeira semana (semana de retoma após os 7 dias de paragem) e a terceira semana (semana que será seguida de uma paragem de 7 dias). Como consequência:
Se o esquecimento se produz durante a primeira semana - tome imediatamente a ou as pílulas esquecidas. Se teve uma relação sexual nos cinco dias precedentes ao esquecimento, deve, além disso, tomar o mais rapidamente possível a “pílula do dia seguinte”. Em seguida são precisos 7 dias sob a pílula para estar de novo protegida. Em caso de relações nos sete dias que seguem o esquecimento é necessário usar um preservativo.
Se o esquecimento tem lugar durante a segunda semana - não existe risco de gravidez. Basta tomar a pílula esquecida e retomar a seguinte na hora prevista.
Se o esquecimento surge durante a terceira semana - tome imediatamente a ou as pílulas em falta e acabe as outras normalmente. Em seguida comece a placa de comprimido seguinte sem fazer interrupções. Atenção: se se trata de uma placa com 28 comprimidos (21 a 24 activos + 4 a 7 comprimidos inactivos de cor diferente), não tome os comprimidos inactivos e recomece uma nova placa.
Qual o espaço de tempo máximo que se dispõe para se tomar a “pílula do dia seguinte”?
A “pílula do dia seguinte” ou contracepção de urgência é mais eficaz no decorrer das 24 primeiras horas. A sua eficácia diminui em seguida, de forma progressiva, mas ainda é perfeitamente aceitável após 72 horas. Mas face a um risco de gravidez não desejada, pode ainda tentar-se para lá desse intervalo de tempo. Pode ainda tentar outros métodos de contracepção de urgência, como o esterilete, que só pode ser aplicado pelo seu médico. Esta contracepção de urgência é ainda mais eficaz que a pílula do dia seguinte e o efeito prolonga-se por cinco dias. O esterilete pode ficar guardado durante cinco anos se for bem suportado, ou então, pura e simplesmente retirado.
E-mail: amaralmarques2gmail.com