Arquivo diário: 18 de Julho de 2017

EDITORIAL Nº 712 – 15/7/2017

foto editorialfinal

20170714_145436
Caro leitor,
Mangualde foi, nos dias 15 e 16 deste mês, o palco de mais uma iniciativa do Clube de 2 Cavalos desta cidade. A concentração mundial está a ser organizada na Ericeira no final deste mês, no qual o clube de 2 Cavalos de Mangualde participa. Enquanto fundador e membro dos órgãos sociais deste clube, é com orgulho que constato o trabalho que o Clube tem vindo a fazer, numa preservação e divulgação digna do histórico que Mangualde tem na edificação do 2 Cavalos. Recebeu aqui em Mangualde todos aqueles que vinham de passagem, quase obrigatória, rumo à Ericeira, nomeadamente o grupo Francês RTH.
Para além do protagonismo que estes eventos trazem à nossa Cidade, acaba por ser também uma homenagem ao que carateriza Mangualde, como sendo uma nobre terra hospitaleira.
A cidade de Mangualde acabou por ter um dia com mais cor e movimento, uma vez que foram muitos os visitantes. Alguns deles quiseram até permanecer por mais tempo, com vontades para além de qualquer iniciativa do Clube 2 Cavalos, de tal forma que gostaram da cidade.
No dia 14, sexta feira, o Clube ofereceu o jantar a todos aqueles que já se encontravam em Mangualde. Já no sábado, o almoço foi servido na associação em Casal de Cima, na freguesia de Santiago de Cassurrães em Mangualde, que já é conhecida pelo bem receber, como foi o caso. Ao fim de bem comidos e bebidos, o destino foi a Cunha Alta, onde teve início uma prova que culminou em Guimarães de Tavares, onde coincidentemente havia festa nesse dia, o que acabou por ser o melhor e mais alegre desfecho para o evento.

Um abraço amigo,

CORREIO DO LEITOR

A bandeira do executivo existente da Câmara Municipal, para chegar ao poder em 2009, foi para além de muitas promessas falsas, o ambiente, ou seja, fossas a céu aberto. Como já foi referido neste jornal pelo seu Diretor, uma das vezes até na última edição, nº 711, mas as fossas a céu aberto continuam e cada vez pior. De norte a sul, do leste a oeste. Esta foto em Pedreles, assim como outras provam a sua existência, sendo que neste caso, o dono da propria vinha teve que a abandonar e o espaço que é da própria Câmara Municipal está cheio de silvas, propício mesmo a incêndios. Como tem a Câmara coragem de obrigar o privado a limpar?

RELÓGIO VELHO

Velha Torre
Relógio Velho, velha torre esquecida, votada a um confrangedor ostracismo por parte de quem devia atentar no concelho como um todo. Mas, ao invés, prefere olhar para o umbigo, acomodar a camarilha porque os tempos não vão de modas e as eleições estão aí. Classificada desde o século XIX como ‘monumento de interesse concelhio’ faz lembrar, como diria Alexandre Herculano, um ninho de águias. O actual elenco camarário, até arregimentou um, supostamente experimentado, historiador e investigador com o objectivo, supõe-se, de preservar o pouco que vai restando do património mangualdense. Quais os resultados práticos de tal arregimentação para além, obviamente, de um emprego garantido enquanto durar o reinado? – Se os há não se vêem, não se mostram e também não são palpáveis.
Esta chamada de atenção, Torre do Relógio Velho, se outros frutos não colher no imediato, terá sempre o mérito de ser uma pedrada no charco, para que alguém acorde para a realidade de seres um património abandonado. Os poucos habitantes do teu bairro, cansados, talvez, de esperar por um amanhã que viesse, já não reivindicam, já não dizem e já nem esperam. A Torre do Relógio Velho, fisicamente degradada, não conta para quem manda, ou supostamente deveria mandar. Mas é urgente restituir dignidade ao imóvel, sinalizá-lo, dar a conhecer a razão da sua existência. Poderão dizer que é uma pequena parcela do património, que é insignificante, que tem reduzido valor histórico, mas é património, é de interesse concelhio e é nosso. É um marco, é um símbolo e está ali para perpetuar outro imóvel que ali terá existido. Por tal facto, que quem de direito olhe para esta realidade, que se sensibilize pelas pedras que falam, por todo esse património concelhio, mais ou menos ancestral, mas que tem sempre a particularidade de marcar um tempo, uma vida e uma história.
Será que dos milhões que vão para aí chover em catadupa, caberão alguns cêntimos a este pequeno imóvel?... O caminho que serve o amigo, confrade ou correligionário também será importante, mas é bom que quando estão em causa dinheiros públicos, se elenquem prioridades e estas se iniciem por aquilo que pertence ao domínio público e ao património público que o mesmo será dizer, que pertencem a todos nós.
J.A.

DIVAGANDO…

Entre a hipocrisia e o silêncio
As chamas de Pedrógão ainda estão activas. Os incendiários, aqueles que empunharam as mangueiras depois do fogo extinto, ainda vagueiam por aí, pois rezam os cânones que ainda têm mais um tempo de validade. Há quem lhes augure vida até Outubro mas, se isso for verdade, não passa de uma maldadezinha grosseira, protagonizada pelo inábil timoneiro da geringonça, que prefere o banho-maria a uma banhada geral. Que anda tudo muito chamuscado, já nós todos percebemos, mesmo sem ninguém nos ter explicado nada. De uma coisa não restam dúvidas: o estado de graça acabou. Pressuroso corria o Costa aos microfones, a todos os microfones, aos holofotes, a todos os holofotes, de cada vez que deficit baixava um “cagagésimo” ou a percentagem de desempregados diminuía. Agora, como que por artes mágicas, alguém lhe terá berrado ao ouvido a letra do Hino da “Bufa” (leia-se Mocidade Portuguesa) na parte em que diz “cale-se a voz que turbada, já de si mesma se espanta… …” e o silêncio passou a imperar, a reinar e a ser a alma do negócio. E a propósito de negócio, já alguém nos explicou esse tal de SIRESP? Afinal de quem é a culpa? Do Durão Barroso, do Santana Lopes ou do António Costa? Sim, é que, cá o Zé Pagante tem o direito de saber como, quem e por que razão arranjaram essa parceria que só funciona para um lado, o de quem recebe, e quando é preciso servir não está lá. Não se esqueçam que foi assim em tempos no Caramulo e agora em Pedrógão!... Vamos lá a ter respeito por quem paga porque, sendo uma parceria público-privada, estamos todos nós a pagar uma renda choruda por uma coisa que, quando é preciso, não funciona. Eu já nem quero falar de culpas e sabem porquê? – Porque uma culpa arrasta consigo um combóio de desculpas e não é preciso tanto!... É que, é necessário perceber que não está em causa a seriedade de quem quer que seja, pois se calhar a culpa até é do sistema, da metodologia ou da bácora da lei!... Tudo bem, mas falem ao Povinho, àquele a quem mendigam votos e enganam continuadamente, àquele a quem prometem o sol e a lua e na volta dão-lhe um tremoço. Aflitiva, para não apelidar de indigesta, é a postura das muletas de António Costa. Jerónimo, por exemplo, anda acabrunhado, infeliz e desgostoso. Nota-se no semblante, na voz e nas palavras que queria dizer e que acaba por engolir. Resta-lhe, para não ficar mal na fotografia, atirar as culpas para trás, para o “governo de direita do PSD e do CDS”. Catarina, cobre o rosto com o manto diáfano da hipocrisia, e pretensamente atira recados ao governo, mas sem direcção alguma, saindo todos ao lado ou mergulhados no lodaçal que eles próprios engodaram. Todos nós sabemos, como teria sido o discurso desta esquerda radical, se a tragédia do Pedrógão e o desvio de Tancos tivessem acontecido com o governo anterior!... Quantas manifestações, quantos boicotes, quantos protestos de rua já teriam enxameado as nossas ruas e as nossas vidas quotidianas?!...
Sabemos que vai ser difícil apagar as cinzas e a dor de todos quantos foram tocados pela tragédia mas, um mês volvido, já era tempo para ter raiado uma nova esperança. E, se calhar, por todos os motivos e mais um, as férias nas Baleares podiam ter sido adiadas.
Elmano Beirão

AUTARQUIA LEVA SENIORES MANGUALDENSES A VISITAR O SANTUÁRIO DE FÁTIMA EM MAIS UMA EDIÇÃO DO PROJETO ‘ANDANÇAS SENIORES’

arrail senior 1
Entre os dias 26 de junho e 14 de julho, os seniores residentes no concelho de Mangualde, com idade igual ou superior a 65 anos, viajaram até ao Santuário de Fátima no âmbito da iniciativa “Andanças Seniores”. A ação, promovida pela Câmara Municipal de Mangualde em parceria com a Rede Social de Mangualde, foi acompanhada pela Vereadora Maria José Coelho.
Este ano, os participantes rumaram até ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima num clima de boa disposição e alegria. No ano em que se comemora o centenário das aparições, Fátima foi o local escolhido para as habituais viagens do projeto ‘Andanças Seniores’. A contínua adesão a esta iniciativa mostra que os seniores do concelho continuam a responder afirmativamente e com entusiasmo à iniciativa proposta pelo executivo municipal. O projeto ‘Andanças Seniores’, que se tem vindo a repetir há vários anos, tem como objetivo dinamizar o convívio entre todos os cidadãos seniores do concelho, assim como promover um envelhecimento ativo e saudável da população.

ANDANÇAS SENIORES: LAZER E CONHECIMENTO
O projeto ‘Andanças Seniores’ tem como base a realização de passeios a locais, previamente definidos pela autarquia, criando oportunidades de lazer e de conhecimento de pontos de interesse histórico-cultural. Desta forma, promover, através da atividade de lazer, momentos estimulantes para socialização, troca de experiências, emoções e comunicação permitindo aos integrantes do grupo um maior satisfação e qualidade de vida e potenciar as capacidades funcionais, físicas e cognitivas e em simultâneo promover a interação com os outros, reforçando o convívio e os laços sociais são os principais objetivos do projeto.

3º ENCONTRO DE PASTORES DANIEL COUTO

23 DE JULHO, 10H00–18h00, ABADIA DE ESPINHO
A Abadia de Espinho, na freguesia de Espinho (Mangualde), acolhe, no domingo, 23 de julho, mais uma edição do Encontro de Pastores Daniel Couto. O encontro começa às 10h00 e é uma organização da Junta de Freguesia de Espinho, com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, da VisLavour, da Azurmáquinas, do Mister Reboques e de todas as freguesias de Mangualde.
Do programa figuram vários momentos: desfile de tratores pela freguesia, Mercado de Espinho, sensibilização e prevenção de acidentes de tratores pela GNR, exposição de Gado Ovino, gincana de tratores, encontro de Futebol de Carros (Azurmáquinas–Volvo X Mister reboques).
Programa:
10h00 | Desfile de tratores pela freguesia
14h00 | Abertura do Mercado de Espinho
14h30 | Sensibilização e prevenção de acidentes de tratores – GNR
15h00 | Exposição de Gado Ovino
16h00 | Gincana de tratores
18h00 | Encontro de Futebol de Carros (Azurmáquinas–Volvo X Mister reboques)

PATRIMÓNIO: A NOSSA TERRA E A NOSSA GENTE

O Património coletivo da nossa freguesia é o retrato do modo de viver, de pensar e de sentir dos nossos antecessores, conquistado e construído palmo a palmo, dia após dia, ano após ano até à atualidade. São as casas, as escolas, os monumentos históricos, arqueológicos e religiosos, as ruas, os rios, os parques naturais e de diversão, a nossa floresta. Mas é também a memória da terra e das suas gentes e por isso um bom espelho da nossa história.
É certo que a nossa freguesia não dispõe de algumas destas mais-valias, mas terá de passar a dispor e pelo menos nós propugnaremos por isso onde for necessário e junto de quem aí detiver responsabilidades: por um parque natural e de diversão na nossa freguesia, pela limpeza e manutenção das florestas e pela consciencialização geral para o conceito de Silvicultura Preventiva, pela limpeza e conservação dos nossos rios, pela conservação e reabilitação das ruas e das estradas…
Propugnaremos, até aos limites da nossa força coletiva, pela reabertura da Escola Básica de Gandufe.
A freguesia de Espinho tem alunos suficientes para reabrir nas funções que sempre lhe foram conhecidas e para as quais foi construída. A junta de Freguesia de Espinho, por força de interesses que não se percebem muito bem e sem dar cavaco ao povo, aceitou dar a escola de mão beijada aos interesses de outra freguesia. A Escola ainda não reabriu porque a Junta de Freguesia deixou cair essa bandeira e silenciou-se aos interesses de terceiros. Quando chegarmos à Junta de Freguesia e estamos certos que tal facto acontecerá nas próximas eleições autárquicas, a primeira ação que tomaremos é mobilizar toda a população da freguesia e exigir das entidades competentes a reabertura da escola de Gandufe. E assim faremos!!! A nossa freguesia tem, pelo menos, 23 alunos e existem famílias de não residentes nesta freguesia, mas que podem colocar os filhos na Escola de Gandufe. As caraterísticas demográficas da freguesia de Espinho e o bom estado de conservação do edificado apontam no sentido de que, no presente e no futuro, as medidas de apoio aos idosos na freguesia deve passar, não por abertura de um Lar, mas antes pelo reforço do apoio domiciliário e pela criação de uma estrutura local de voluntariado, que é, aliás, mais uma criação que vamos implementar durante o mandato se merecermos essa confiança do eleitorado. Por isso, ter a escola fechada mais do que uma imposição foi e continua a ser uma opção politica daqueles que exercem atualmente responsabilidades na Câmara Municipal de Mangualde e em particular na junta de freguesia. Nesta evidência, tudo faremos para que a reabertura da escola de Gandufe, que faz parte da nossa memória coletiva e do património hereditário da comunidade, se concretize com as funções que sempre lhe conhecemos.
Não adianta virem com “projetinhos”, com ideias absurdas e sem qualquer tipo de sustentação, deitar areias para os olhos de quem, a partir desta freguesia, paga os seus impostos. Os Lares e os Centros de Dia exigem condições físicas e técnicas rigorosíssimas e compatíveis com um conjunto de leis que impõe regras muito apertadas às respetivas instalações. Só um cego não vê que nenhuma entidade, em Portugal, aprovará a instalação de um lar de idosos nas instalações da escola básica de Gandufe. Além disso, ainda não passaram muitos anos sobre o investimento que o Município fez na reabilitação do edifício para continuar a ser uma escola.
A Espinho o que é de Espinho.
Connosco a Escola de Gandufe será reaberta para ensinar as nossas crianças!!!
NÓS NÃO DESISTIMOS DESTA BANDEIRA!
BRUNO PINTO
(Candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Espinho)

Largo da Igreja de Santiago de Cassurrães transformou-se em sala de cinema

‘A FAMÍLIA BÉLIER’ FOI O FILME EM EXIBIÇÃO
No passdo 13 de julho, o Largo da Igreja de Santiago de Cassurrães, em Mangualde, encheu para a exibição do filme ‘A família bélier’.  Numa sessão de cinema ao ar livre, esta comédia dramática prendeu a atenção dos presentes num misto de emoção e suspense. A iniciativa foi organizada pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde. A produção foi da responsabilidade do CineClube de Viseu.
‘A FAMÍLIA BÉLIER’ COM SEIS NOMEAÇÕES PARA OS CÉSARES
Todos os elementos da família Bélier sofrem de surdez, exceto Paula, a filha adolescente. Desde pequena que se habituou a ser porta-voz de cada um deles, fazendo a ponte de comunicação com o resto do mundo. A vida deles é simples e feliz. Graças à ajuda de Paula, a sua surdez nunca foi incapacitante. Mas tudo muda quando o professor de música de Paula descobre o seu enorme talento para cantar e a incita a participar num prestigiado concurso em Paris (França). Para uma adolescente comum, tudo seria relativamente simples, mas, para Paula, esta decisão implica deixar a família entregue a si mesma. Sentindo-se dividida entre aquilo que considera ser o seu dever e o que deseja para si, Paula tem de tomar a difícil decisão de se manter por perto o resto da vida ou caminhar em direção aos seus sonhos…
Uma comédia dramática com realização de Eric Lartigau (“Como Casar e Ficar Solteiro”, “Em Busca de Uma Nova Vida”, “Descaradamente Infiéis”), segundo uma ideia original de Victoria Bedos. Visto por mais de sete milhões de espectadores em França, o filme teve seis nomeações para os Césares e deu a Louane Emera, a jovem que interpreta a personagem principal, o prémio de Atriz Revelação. Com Karin Viard, François Damiens e Eric Elmosnino.

INAUGURADA RUA DA PONTE

UMA OBRA DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE MANGUALDE, MESQUITELA E CUNHA ALTA QUE CONTOU COM 15% DE FINANCIAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MANGUALDE.
Na passada sexta feira 14 de julho, foram inauguradas as obras de pavimentação da Rua da Ponte na aldeia de Mesquitela (ligação Rua da Estação/Mesquitela). Esta é uma artéria importante que liga Mesquitela à cidade de Mangualde (Rua da Estação). Na cerimónia marcou presença o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, e o Presidente da União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, Bernardino Azevedo e vários populares.
A pavimentação, cubo de granito, vem resolver problemas de acessibilidade, conforto e segurança para os residentes e para os utentes da ligação entre o perímetro urbano da cidade e a localidade da Mesquitela, encurtando a deslocação em cerca de 1,2 km, com ligação direta ao parque escolar e parque desportivo.
Esta foi uma obra da União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta e contou com 15% de financiamento da Câmara Municipal de Mangualde.

«MANGUALDE FASHION» é oportunidade para jovens AMANTES DO MUNDO DA MODA

CASTING REALIZA-SE NO DIA 28 DE JULHO, ÀS 14H30, NO AUDITÓRIO DA CÂMARA MUNICIPAL
À semelhança de anos anteriores, o Município de Mangualde volta a organizar mais uma edição do «Mangualde Fashion», um desfile de moda que visa promover e dinamizar o comércio e as marcas locais, bem como dar uma oportunidade no mundo da moda aos jovens que sonham enveredar por esse caminho. O casting tem data marcada para 28 de julho, às 14h30, no auditório da Câmara Municipal de Mangualde.
A iniciativa destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, com 1,65m ou mais de altura e que gostem de moda. As inscrições são limitadas e devem ser efetuadas até 21 de julho no site da autarquia ou através do envio da ficha de inscrição para turismo@cmmangualde.pt, ou entregando a mesma no posto de turismo (T. 232 613 980).
À semelhança de edições anteriores, esta atividade  promovida pela autarquia mangualdense, conta com o apoio da Associação Empresarial de Mangualde.
DESFILE AGENDADO PARA 6 DE SETEMBRO
A 6ª edição do «Mangualde Fashion» está marcada para 6 de setembro, quarta-feira, no Largo Dr. Couto, pelas 21h00, e pretende igualar ou até mesmo superar o sucesso alcançado em edições anteriores. Este desfile de moda pretende, uma vez mais, dinamizar e promover as marcas e as lojas do concelho, envolvendo os vários representantes de lojas de roupa e acessórios, ourivesarias e relojoarias, sapatarias, cabeleireiros, maquilhadores, ópticas, entre outros.