Arquivo diário: 2 de Outubro de 2015

PSA MANGUALDE – PSA Mangualde promove saúde e bem-estar aos colaboradores

 

À semelhança dos anos anteriores, decorreu na PSA Mangualde mais uma Semana da Saúde, com o tema “A Música, um instrumento saudável”.
Esta iniciativa vai já na 6ª edição e este ano realizou-se entre os dias 21 e 27 de Setembro.
Este evento anual tem como objectivo principal promover a saúde e bem-estar dos trabalhadores, sensibilizando-os para hábitos de vida saudáveis e formas de prevenção da doença.
Diariamente realizaram-se vários rastreios (tensão arterial, glicémia capilar, colesterol, índice massa corporal, auditivo, saúde oral, saúde mental), workshops (Danças do Mundo, Capoeira, Musicoterapia, Karaté e Keysi), formações (“Sala da Vida”,) concursos (sugestões e fotografia) e palestras.
A concluir esta semana, foi realizada uma caminhada de âmbito solidário, em conjunto com a Câmara Municipal e Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo e Junta de Freguesia da Ínsua que contou com cerca de 300 participantes.
A PSA Peugeot Citroën de Mangualde agradece aos mais de 100 patrocinadores e parceiros que contribuíram para a concretização deste evento.

CAMINHADA1

CAMINHADA 2

GNR

Operação “Baco” – Controlo de Álcool e Drogas

A Guarda Nacional Republicana intensifica, na noite/madrugada dos dias 3 e 4 de outubro (sexta para sábado e de sábado para domingo), a fiscalização da condução sob influência de álcool e de drogas.
Durante a operação, serão realizadas ações de fiscalização direcionadas para as vias onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, sobretudo estradas nacionais, regionais e municipais de acesso a estabelecimentos de diversão noturna.

Desde o início do ano e até ao dia ontem, 01 de outubro, foram submetidos ao teste de alcoolemia 949 312 condutores, dos quais:

  • 22 463 conduziam com taxa de álcool no sangue (TAS) superior ao permitido por lei, destacando-se:

Distrito

Excessos

Braga

2 791

Faro

2 620

Aveiro

2 608

Leiria

1 812

Porto

1 693

 

  • 38,8% (8 720)  foram detidos por conduzirem com TAS crime (igual/superior a 1,20 gramas/litro), destacando-se:

Distrito

Detidos

Aveiro

1 281

Braga

971

Faro

936

Porto

699

Santarém

634

TEM UM PRESÉPIO? VENHA EXPÔ-LO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MANGUALDE ESTAMOS A PREPARAR UMA EXPOSIÇÃO E CONTAMOS COM A SUA COLABORAÇÃO

A Câmara Municipal de Mangualde está a preparar uma exposição de presépios e convida todos os mangualdenses a participar nesta mostra coletiva. A exposição irá resultar da reunião de várias coleções particulares e estará patente, de 1 de dezembro a 16 de janeiro, na Biblioteca Municipal Alexandre Alves em Mangualde.

O Presépio é uma representação do nascimento de Cristo que se tornou costume em várias culturas. Varia em tamanho, em estilo e nº de figuras. Em Portugal, o presépio tem tradições muito antigas e enraizadas nos costumes populares. Tradicionalmente era montado no início do Advento sem a figura do Menino Jesus que só era colocada na noite de Natal, depois da Missa do Galo. O Presépio tradicional português é feito com musgo, vegetação e peças de cerâmica avulsas. Perto do presépio são colocados os presentes que são distribuídos depois de se colocar a imagem do Menino Jesus. Dada a relevância desta temática para a nossa cultura, muitos cidadãos se têm interessado em recolher e colecionar os mais diversos presépios. Desde as representações em materiais mais clássicos, ao tecido ou papel, à ourivesaria, entre muitos outros, há uma diversidade imensa de materiais usados na construção de imagens dedicadas à referida cena.

Os interessados em participar podem obter mais informações e articular a entrega dos presépios na Biblioteca Municipal de Mangualde ou através dos telefones 232 619 88 e/ou 232 617 172. A entrega dos presépios deverá acontecer até dia 25 de novembro.

 

 

GNR

O Comando Territorial de Viseu, no decorrer da semana (25 de setembro a 01 de outubro), no âmbito de fiscalização rodoviária, fiscalizou 883 condutores, tendo sido detidos 5 condutores por condução sob o efeito de álcool e 2 por condução sem habilitação legal e elaborados 405 autos de contraordenação, destacando-se 99 excessos de velocidade, 14 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 32 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 6 por falta de inspecção periódica obrigatória, 17 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 9 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e 10 relacionadas com tacógrafos.

Atletas do Centro de Formação de Futebol do Centro Recreativo e Cultural de Santo André recebidos na Câmara Municipal

9d420ea9134f51f1b7d6e409defa19a0_XL

SANTO ANDRÉ1

O edil mangualdense, João Azevedo, recebeu na Câmara Municipal de Mangualde cerca de 45 atletas do Centro de Formação de Futebol do Centro Recreativo e Cultural de Santo André. Na cerimónia, marcaram presença os pais dos atletas, equipas técnicas, bem como o Presidente do Clube, Joaquim Santos, que aproveitou o momento para agradecer o apoio e envolvimento que a autarquia tem prestado ao clube.

Com cerca de 60 atletas no ativo, o Centro de Formação de Futebol do Centro Recreativo e Cultural de Santo André tem como objetivo contribuir para a criação de um espaço de lazer e ocupação dos tempos livres das crianças e jovens do concelho de Mangualde e concelhos vizinhos, especializando-se no ensino e na prática de futebol. Possibilita o acesso a todas as crianças e jovens dos 3 aos 12 anos de idade, de ambos os sexos, independentemente das suas capacidades.