Arquivo diário: 19 de Outubro de 2015

MANGUALDE ASSINALOU DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

alçimentação1

Quando um menino que não gostava de sopa conhece duas cozinheiras, um ovo estrelado, um nabo e um tomate... tudo pode acontecer!

Mangualde assinalou na passada sexta-feira, dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação. A Câmara Municipal de Mangualde convidou as crianças do Ensino Pré-Escolar a participar numa atividade alusiva ao tema, realçando a importância de uma alimentação saudável. Quando um menino que não gostava de sopa conhece duas cozinheiras, um ovo estrelado, um nabo e um tomate... tudo pode acontecer! – Este foi o mote do conto apresentado numa manhã muito produtiva e cheia de legumes fresquinhos na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, com as 65 crianças dos Jardins de Infância S. Julião e Centro Escolar da Ana de Castro Osório. Foi apresentado o conto “O MENINO QUE NÃO GOSTAVA DE SOPA” de Cidália Fernandes (texto) e Sandra Serra (Ilustração) e foi realizado um peddy papper e apresentados alguns slides sobre os benefícios de uma alimentação saudável.

Ao desenvolver esta ação, a autarquia associou-se a esta data que visa alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis, alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo, reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento, promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento e encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura. Em 2015 o tema do Dia Mundial da Alimentação é: "Proteção social e agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”.

GNR

DETENÇÃO POR FURTO QUALIFICADO

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, em colaboração, com os militares do Posto Territorial de São João da Pesqueira, detiveram um indivíduo do sexo masculino com 28 anos de idade, pela prática de 15 furtos qualificados, no concelho de São João da Pesqueira.

A detenção ocorreu no cumprimento de mandado de detenção que pendia sobre o indivíduo, o mesmo, encontrava-se ausente do País tendo regressado no dia de hoje.

O detido será presente a 1.º interrogatório no Tribunal de Instancia Local de Moimenta da Beira, no dia 19 de outubro de 2015