Arquivo diário: 13 de Outubro de 2015

CERCA DE UMA CENTENA DE MINIS INVADIRAM MANGUALDE

minis

minis2

PARTICIPANTES FORAM RECEBIDOS PELO EDIL MANGUALDENSE, JOÃO AZEVEDO 

No passado domingo, 11 de outubro, mais de uma centena de minis, oriundos de vários pontos do país, juntaram-se em Mangualde, numa concentração promovida pela Associação Clube Mini Serra da Estrela. João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, recebeu os participantes no Salão Nobre da autarquia onde desejou os maiores sucessos para o evento e onde alinhavou já a possibilidade de um novo encontro em 2016.

O ponto de encontro dos amantes desta tipologia foi o Largo Dr. Couto, em frente à Câmara Municipal de Mangualde, do qual se seguiu um desfile que, passando pela Nossa Senhora do Castelo, percorreu o concelho. No final, os participantes juntaram-se num almoço convívio, na Quinta Maria Neta.

GNR

Simulacro de sismo

Dia Internacional para a Redução de Catástrofes

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) realiza amanhã, dia 13 de outubro, pelas 09:00 horas, no Quartel do Grafanil (rua do Grafanil – Galinheiras, Lisboa) um exercício de alerta, prontidão operacional e treino conjunto entre as várias especialidades do GIPS para a reação a um sismo de 6,5 na escala de Richter.

Durante o exercício serão simuladas diversas situações de busca e resgate de pessoas em estruturas colapsadas, nomeadamente o desmoronamento de um edifício, onde os militares do GIPS farão o escoramento da edificação e respetiva extração de vítimas.

Paralelamente será simulado a recuperação de uma viatura do interior de uma lagoa, situação que ocorrerá na lagoa da Pedra Furada – Pêro Pinheiro, com a intervenção de uma equipa de mergulhadores.

Este exercício contará com participação de 60 militares da GNR, 52 do GIPS, distribuídos pelas especialidades de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Operações Subaquáticas e Matérias Perigosas; e oito militares do Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo (CIESS).

Este exercício enquadra-se no Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, pela United Nations International Strategy for Disaster Reduction (UNISDR - http://www.unisdr.org/) .

GNR

Operação “Anjo da Guarda”

A Guarda Nacional Republicana intensifica, em todo o território nacional, amanhã, dia 14 de outubro, a fiscalização do uso do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção para crianças (SRC), bem como o uso indevido do telemóvel.

As ações de fiscalização, levadas a cabo por militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, serão direcionadas para as vias situadas no interior das localidades, estradas nacionais, regionais e municipais onde as infrações relativas a estas matérias são mais frequentes.

Desde o início do ano de 2015 e até ao dia 12 de setembro, registaram-se nestas matérias as seguintes infrações:

-        22 864 por uso indevido de telemóvel no exercício da condução;

-        24 664 por incorreta ou não utilização do cinto de segurança;

-        1 764 por incorreta ou não utilização de SRC.

Perante estes números, a GNR irá realizar no presente ano, diversas operações de cariz preventivo, com o objetivo de alertar os condutores para os riscos associados a estas infrações, principalmente da incorreta ou não utilização do cinto de segurança e/ou SRC, que estão associadas às principais causas de agravamento das lesões provocadas em caso de acidente.

IDOSOS DE ANSIÃO VISITARAM o concelho de MANGUALDE

idosos1

idosos2

Mais de 600 idosos de Ansião visitaram no passado sábado, 10 de outubro, o concelho de Mangualde, com especial destaque para o Monte Nossa Senhora do Castelo. A iniciativa foi do Município de Ansião que, em colaboração com as Juntas de Freguesia do concelho, celebrou assim o habitual passeio anual com os idosos do concelho.

Apesar das más condições meteorológicas que se fizeram sentir, não faltou animação, aos idosos vindos do Concelho de Ansião. ‘Foi um dia especial’ considerou Célia Freire, Vice-presidente da Câmara Municipal de Ansião, agradecendo a hospitalidade do município mangualdense, na Quinta dos Cisnes, Mangualde. A Câmara Municipal de Mangualde, que encara a iniciativa como um dia de festividade intergeracional, de convívio, presenteou o momento, com a animação do Rancho Folclórico Flores da Beira Alta - Stº André, de Mangualde.

Este é um resultado da promoção turística que Mangualde tem vindo a fazer nos últimos anos e do bom relacionamento institucional  e hospitalidade sobejamente reconhecida.

Liga de Amigos e Voluntariado do Centro Hospitalar Tondela Viseu

 

- Admissão de Voluntários

QUER SER VOLUNTÁRIO?

SER VOLUNTÁRIO … SER SOLIDÁRIO

Cumprindo um dos principais objetivos da Liga de Amigos e Voluntariado do Centro Hospitalar Tondela Viseu (LAVCHTV) iniciamos a receção de inscrições para Voluntários para prestar apoio a doentes internados em serviços da Unidade de Viseu do CHTV (Hospital de S. Teotónio) que ainda não dispõem de voluntariado.

Neste contexto os interessados, de ambos os sexos, maiores de idade, poderão efetuar a sua inscrição, quer junto da Liga, na sua sede, na Unidade de Viseu do CHTV, todos os dias uteis ente as 14,30 H e as 16,30 H horas ou através da sua página da internet, do facebook  ou através de e-mail. (lavchtondelaviseu@gmail.com )

As inscrições rececionadas na sede da Liga, até ao dia 27 de outubro, serão alvo de análise e os selecionados, iniciarão a sua formação na primeira quinzena de novembro.

A formação a ministrar está de acordo com os normativos nacionais e comunitários.

O voluntário terá que simultaneamente ser sócio da Liga.

Só poderemos SERVIR mais e melhor, se formos mais e  mais SOLIDÁRIOS.

Não hesite. Inscreva-se.

A Comissão Instaladora