Arquivo diário: 11 de Setembro de 2015

Candidatos de Os Verdes, na lista da CDU, em jornada dedicada ao ambiente e à preservação dos Recursos Hídricos

verdes

Candidatos de Os Verdes, na lista da CDU, em jornada dedicada ao ambiente e à preservação dos Recursos Hídricos

Os candidatos de "Os Verdes", na lista da CDU (PCP-PEV), às próximas eleições legislativas, pelo círculo eleitoral de Viseu - Isabel Souto e Miguel Martins, em conjunto com outros ativistas e simpatizantes da CDU, participaram no passado dia 9 de Setembro, numa jornada promovida pela CDU, dedicada ao Ambiente e à Preservação dos Recursos Hídricos.

Da parte da manhã, os candidatos do PEV deslocaram-se à freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Sátão, para observar o estado de abandono e degradação da suposta ETAR, ali localizada e que abrange uma parte da população de Sátão.

As águas residuais provenientes dos esgotos, que passam pela ETAR, são depois lançadas sem tratamento para o rio Côja, curso de água que passa junto ao parque de merendas da Nossa Senhora de Lurdes, que desagua no rio Dão a montante da barragem de Fagilde, local de abastecimento dos municípios de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo.

Ao início da tarde a delegação da CDU, à qual se juntou também outro candidato pelo Círculo Eleitoral de Viseu às Eleições Legislativas, José Roque, deslocou-se a Mangualde para observar in loco a fossa a céu aberto da Lavandeira (apelidada também de ETAR), que constitui um perigo para a saúde pública e uma ameaça para a biodiversidade.

Por último, a delegação da CDU, visitou a ETAR de Cubos, no mesmo município e observou as mesmas debilidades, nomeadamente a rejeição das águas residuais, que evidencia e constitui uma clara contaminação dos cursos de água.

Os Verdes e a CDU consideram preocupante o desinteresse da maioria das autarquias do distrito, como a de Sátão e de Mangualde, na defesa da qualidade da água, recurso vital para a vida humana e para a biodiversidade. A inexistência e/ou mau funcionamento de algumas ETAR’s são das principais causas da poluição da água no distrito de Viseu.